Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30655
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castropt_PT
dc.contributor.authorArede, Inês Filipa Barrospt_PT
dc.date.accessioned2021-02-22T10:03:11Z-
dc.date.available2021-02-22T10:03:11Z-
dc.date.issued2020-07-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/30655-
dc.description.abstractEsta investigação pretende demonstrar que o movimento corporal é um recurso eficaz e importante para a aquisição, desenvolvimento e compreensão de competências musicais. A sua aplicação em sala de aula privilegia, não só, a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, como também de competências sociais por meio da interação, aquando em grupo, visando a promoção de uma aprendizagem sensorial, interativa, integrada, lúdica e mais significativa. Os dados recolhidos através de entrevistas e questionários a representantes do ensino público, particular cooperativo e superior universitário da música refletem o seu conhecimento sobre a temática, a opinião dos intervenientes sobre o seu uso e necessidade e o estado do ensino na atualidade no que concerne às práticas utilizadas, num contexto regional. A segunda parte comporta o relatório da Prática de Ensino Especializada decorrida durante o ano letivo de 2019/2020 na Escola de Artes da Bairrada integrando uma primeira experiência de implementação de ensino à distância em contexto formal de ensino artístico especializado por consequência da pandemia por Covid-19.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to demonstrate that body movement is an effective and important resource for acquisition, development and comprehension of musical skills. Its application in the classroom favors the acquisition and development of knowledge, but also social skills through interaction, when in a group, aiming to promote sensory, interactive, integrated, playful and meaningful learning. The data collected through interviews and questionnaires to representatives of public, private cooperative and university of musical education reflect their knowledge on the subject, their opinion of its use and need, and the state of education today with regard to the practices used, in a regional context. The second part comprises the report of the Specialized Teaching Practice that took place during the academic year 2019/2020 at the Escola de Artes da Bairrada, integrating a first experience of implementing distance learning in a formal context of specialized artistic education as a consequence of the pandemic by Covid- 19.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMovimentopt_PT
dc.subjectRecurso de aprendizagempt_PT
dc.subjectMetodologiaspt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectAprendizagem em grupopt_PT
dc.titleO movimento como recurso de aprendizagem musical: um estudo empírico em contexto regionalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Inês_Arede.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.