Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30626
Title: Uso das técnicas expandidas no início da aprendizagem de um instrumento: o caso particular do piano
Author: Tsanko, Vasyl
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Técnicas expandidas
Técnicas estendidas
Ensino do piano
Iniciação ao instrumento
Motivação
Defense Date: 17-Jul-2020
Abstract: A presente dissertação integra duas componentes: o relatório referente à Prática de Ensino, realizada no ano letivo 2019/2020 no Conservatório de Música de Águeda; e a componente de investigação, o Projeto Educativo. A investigação visa comprovar a aplicabilidade das técnicas expandidas no início da aprendizagem do piano. Propõe, como objetivo geral, contribuir para o desenvolvimento do uso das técnicas expandidas enquanto recurso artístico através da sua introdução no contexto educativo ao nível da Iniciação do Instrumento. Determina como objetivos específicos: Expandir o repertorio pianístico ao nível da Iniciação, incentivando a criação de peças que contemplem o uso de técnicas expandidas no piano; Fornecer metodologias de ensino e aprendizagem para essas peças e para as técnicas nelas incluídas, baseadas não só na sua compreensão e análise, como na sua prática; Ajudar os alunos a explorar as possibilidades do instrumento, fornecendo-lhes princípios e regras para a exploração do piano, de forma a permitir-lhes não danificar o instrumento; Introduzir novas formas de notação, nomeadamente a notação gráfica; Avaliar o impacto da aplicação deste projeto, nomeadamente ao nível da motivação dos alunos para continuar a desenvolver este tipo de repertório. Para tal, criamos um plano metodológico de modo a conseguir os objetivos por nós delineados, optando pelo modelo de investigação-ação e a utilização de um conjunto de ferramentas de obtenção de dados, nomeadamente: o Diário de Bordo, os inquéritos por questionário e por entrevista, a observação direta e a análise de peças criadas no âmbito deste Projeto Educativo. Apesar dos resultados positivos, não é possível proceder à sua generalização devido ao reduzido número de participantes.
This thesis consists of two components: a Supervised Teaching Practice report, carried out in the school year 2019/2020 at the Conservatório de Música de Águeda; and a presentation of the Educational Project. The research aims at proving the applicability of extended techniques at the early stage of learning piano. Its main objective is to contribute to the development of the usage of the extended piano techniques as a valid approach to the instrument by introducing them into the beginning stage of the piano learning. It also aims at: expanding the piano repertoire for beginners by encouraging the creation of piano pieces with extended techniques; providing the resulting pieces with the teaching and learning methodology based on their analysis as well as their usage; helping students to explore the possibilities of the instrument by explaining them the basic rules and procedures of the exploration in order to avoid damaging the piano; introducing new forms of notation, the graphic one in particular; evaluating the impact of the application of this project with regard to the student’s motivation to keep practicing this kind of repertoire. In order to achieve that, we opted for the model of action research and collected the data with the help of the following tools: the logbook; the questionnaire and interview surveys; the direct observation; the analysis of the pieces created for this project. Despite the positive results, it is impossible to generalize due to the reduced number of participants.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30626
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Vasyl_Tsanko.pdf16.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.