Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30480
Title: É jazz quando me chegam lágrimas aos olhos: arquivos e coleções como estratégias de extensão identitária: o caso de José Duarte
Author: Martins, Helder Bruno de Jesus Redes
Advisor: Sardo, Susana
Keywords: Etnomusicologia do indivíduo
História de vida
Identidade
Jazz
Emoções
Arquivo
Coleções
Práticas de investigação partilhada
Defense Date: 9-Dec-2020
Abstract: José Duarte é um dos mais importantes divulgadores de jazz dos últimos sessenta anos, em Portugal. O acervo que depositou na Universidade de Aveiro (2004), e que integra o Centro de Estudos de Jazz (CEJ-UA), foi o mote para esta tese. Através da abordagem da etnomusicologia do indivíduo pretende-se compreender qual o verdadeiro papel do jazz na identidade de José Duarte e quais os discursos de José Duarte associados ao jazz que influenciaram o gosto pelo jazz em Portugal como consequência do seu papel como divulgador. O estudo centrou-se na história de vida de José Duarte, a partir da escrita biográfica e das práticas de investigação partilhada. As emoções foram analisadas a partir da sua autonarrativa com o objetivo de compreender o impacte dos eventos-experiência narrados na relação que José Duarte estabeleceu com o jazz. Os seus acervos de jazz – o que se encontra no CEJ-UA e o que ainda se encontra na sua residência, em Lisboa – constituem unidades de análise central para fundamentar o conceito de arquivo/coleção como extensão identitária do colecionador. Para este efeito a história de vida, a análise dos acervos e os discursos produzidos sobre eles e através deles, foram analisados de forma dialógica. A biografia de José Duarte foi redigida em parceria com ele, com base na opção pelo uso de práticas de investigação partilhada (Sardo 2018), numa lógica também inspirada no conceito de ecologia dos saberes (Santos 2007).
José Duarte is one of the most important jazz disseminators of the last sixty years in Portugal. His collection at the University of Aveiro (2004), which is part of the Center for Jazz Studies (CEJ-UA), was the motto for this thesis. Through the approach of the ethnomusicology of the individual, it is intended to understand the true role of jazz in the identity of José Duarte and his discursive practices associated with jazz that influenced the taste for jazz in Portugal as a consequence of his role as a disseminator. The study focused on José Duarte's life story, based on biographical writing, and shared research practices. The emotions were analyzed from self-narrative to understand the impact of the «experienced-events» narrated in the relationship that José Duarte established with jazz. Jazz collections – which located in CEJ-UA and in its residence in Lisbon – are central analysis units to support the concept of archive/collection as an identity extension of the collector. For this purpose, the life history, the analysis of the collections and the discourses produced about them and through them, were analyzed in a dialogical way. José Duarte's biography was written in partnership with him, based on the choice of the use of shared research practices (Sardo 2018) in a logic also inspired by the concept of ecology of knowledge (Santos 2007).
URI: http://hdl.handle.net/10773/30480
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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