Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/30448
Título: | El gesto y la guitarra clásica: prolegómenos hacia nuevos paradigmas |
Outros títulos: | O gesto e a guitarra clássica: prolegomena para novos paradigmas |
Autor: | Aguirre Dergal, Alfonso |
Orientador: | Correia, Jorge Salgado Garrobé Marqui, Alexandre |
Palavras-chave: | Gesto Guitarra clásica Sistemas dinámicos Método Feldenkrais Pedagogía instrumental |
Data de Defesa: | 2020 |
Resumo: | En esta tesis se argumenta que la pedagogía y práctica tradicional de la
guitarra clásica ha seguido un enfoque prescriptivo-mecanicista: prescriptivo
puesto que los conceptos teóricos y las instrucciones procedimentales tienden
a tratarse como normas universales; y mecanicista, en el sentido en que la
coordinación motriz asociada con la práctica instrumental es frecuentemente
comprendida y expresada en términos de la metáfora conceptual “humanomáquina”.
Tras explorar implicaciones e inconvenientes de dicho enfoque, se
propone considerar un modelo basado en el gesto como fenómeno holístico,
con componentes perceptivos, afectivos, cognitivos y cinéticos que interactúan
entre sí y que no existen por separado. Para ello se exploran y discuten
dominios transdisciplinares del conocimiento como ciencias cognitivas, teorías
sistémicas, teorías del aprendizaje y control motor, filosofía, ciencias del
deporte y el Método Feldenkrais. Posteriormente se elabora un análisis crítico
de los métodos y tratados canónicos de la guitarra clásica publicados durante
el siglo XX, en los que se refleja un enfoque prescriptivo-mecanicista,
contrastando ejemplos específicos de la literatura del instrumento con
evidencia teórica y empírica abordada a lo largo de la tesis. Finalmente, se
presenta un complemento fenomenológico y heurístico, acompañado de
material audiovisual, donde el autor describe un proceso personal de
transformación psicofísica en el que transitó de un paradigma mecanicista a un
paradigma de orientación holística. Nesta tese argumenta-se que a pedagogia e prática tradicional da guitarra clássica tem seguido uma abordagem prescritivo-mecanicista: prescritiva, uma vez que conceitos teóricos e instruções procedimentais tendem a ser tratados como normas universais; e mecanicista, no sentido em que a coordenação motora associada à prática instrumental é freqüentemente entendida e expressa em termos da metáfora conceptual "homem-máquina". Após explorar as implicações e desvantagens dessa abordagem, propõe-se considerar um modelo baseado no gesto como um fenômeno holístico, com componentes perceptivos, afetivos, cognitivos e cinéticos que interagem entre si e não existem separadamente. Para isso, domínios transdisciplinares do conhecimento, como ciências cognitivas, teorias sistémicas, teorias de aprendizagem e controlo motor, filosofia, ciências do desporto e o Método Feldenkrais, são explorados e discutidos. Posteriormente, é elaborada uma análise crítica dos métodos e tratados canónicos da guitarra clássica publicados durante o século XX, nos quais se reflete uma abordagem prescritivo-mecanicista, contrastando exemplos específicos da literatura do instrumento com evidências teóricas e empíricas da tese. Finalmente, é apresentado um complemento fenomenológico e heurístico, acompanhado de material audiovisual, onde o autor descreve um processo pessoal de transformação psicofísica, transitando de um paradigma mecanicista para um paradigma de orientação holística. In this thesis it is argued that the traditional pedagogy and practice of the classical guitar has followed an approach that is prescriptive-mechanistic: prescriptive since theoretical concepts and procedural instructions tend to be treated as universal norms; and mechanistic, in the sense that the motor coordination associated with instrumental practice is frequently understood and expressed in terms of the "human-machine" conceptual metaphor. After exploring the implications and disadvantages of this approach, it is proposed to consider a model based on the gesture as a holistic phenomenon, with perceptive, affective, cognitive and kinetic components that interact with each other and do not exist separately. For that purpose, transdisciplinary domains such as cognitive sciences, systemic theories, motor control and learning theories, philosophy, sports sciences and the Feldenkrais Method are explored and discussed. Subsequently, a critical analysis of the canonical methods and treatises of the classical guitar published during the 20th century, which reflect a prescriptive-mechanistic approach, is elaborated, contrasting specific examples of the instrument’s literature with theoretical and empirical evidence addressed throughout the thesis. Finally, a phenomenological and heuristic complement –coupled with audiovisual material- is presented, in which the author describes a personal process of psycho-physical transformation from a mechanistic paradigm to one with a holistic approach. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30448 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento_Alfon_Aguirre_Dergal.pdf | 3.59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.