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http://hdl.handle.net/10773/30347
Title: | Educação e trabalho em gestão hoteleira: competências e inserção profissional de diplomados do ensino superior politécnico |
Author: | Melo, António Manuel da Silva e |
Advisor: | Gonçalves, Maria Manuela Bento |
Keywords: | Educação/Formação Ensino Superior Politécnico Gestão hoteleira Competências Inserção profissional de diplomados Sistema de emprego/trabalho |
Defense Date: | 28-Oct-2020 |
Abstract: | Com o crescimento da atividade turística como aquele a que temos assistido
nos últimos anos, a procura por formação superior em Gestão Hoteleira tem
aumentado e contribuído para a inserção de um maior número de
licenciados no sistema de emprego/trabalho.
Nesta investigação estuda-se a (des)articulação entre o sistema de
educação/formação do ensino superior politécnico e o sistema de
emprego/trabalho na área da Gestão Hoteleira, equacionando as
competências e os percursos profissionais dos diplomados desta área.
Assim, o objetivo geral consiste em compreender as competências que os
diplomados em Gestão Hoteleira possuem para exercer as suas funções
profissionais, em articulação com os seus percursos de inserção
profissional.
A fundamentação teórica e contextual do estudo inclui a caracterização da
formação em Gestão Hoteleira ministrada no sistema de ensino superior
politécnico em Portugal, a problemática das competências desenvolvidas e
exigidas aos diplomados e a abordagem do sistema de emprego/trabalho
na Hotelaria e da inserção profissional.
O estudo empírico, assente no paradigma interpretativo, contemplou uma
abordagem mista, de natureza qualitativa e quantitativa. Foram realizadas
entrevistas semiestruturadas a Diretores de Curso de seis Instituições de
Ensino Superior Politécnico, e a cinco interlocutores do sistema de
emprego/trabalho e foi, também, aplicado um inquérito por questionário a
398 diplomados em Gestão Hoteleira do ensino superior politécnico. Como
técnicas de tratamento da informação foram mobilizadas a análise de
conteúdo para os dados qualitativos e o tratamento estatístico para os
dados quantitativos.
Os resultados demonstram a relevância da realização de estágios como
contextos de formação e de inserção profissional, assim como as
competências técnicas e transversais em que os diplomados sentem maior
confiança, nem sempre coincidentes com as que os empregadores exigem
ou que o sistema de educação/formação promove. Os percursos de
inserção profissional são caracterizados por vínculos precários,
remunerações baixas e subvalorização do grau de licenciado, pese embora
a esmagadora maioria dos diplomados se encontrar a trabalhar.
A investigação evidencia que a articulação entre o sistema de
educação/formação e o sistema de emprego/trabalho possui lacunas a
vários níveis, provando que o diálogo entre ambos é uma necessidade
premente. Dos percursos profissionais às competências desenvolvidas e
exigidas que formam o perfil do diplomado, passando pelos contextos em
particular os de estágio, evidencia-se um conjunto de questões
problemáticas cuja análise se considera fundamental. With the growth of tourism activity as observed in recent years, the demand for higher education in Hospitality Management has increased and contributed to the integration of a greater number of graduates in the labour market. In this research, the (dis)articulation between polytechnic higher education and the hospitality management labour market is analysed, comparing the competencies and career paths of graduates in this area. The overall aim unfolds in the characterization and understanding of the competencies that Hospitality Management graduates have in order to exercise their professional duties and their career integration paths. As a result, in addition to discussing the theoretical framework on Hospitality Management education currently being implemented within polytechnic higher education, the different competencies required to and demanded from graduates and their learning contexts are also analysed, taking into account the characteristics of the labour market in hospitality and the key dimensions in the professional integration within this field. The empirical study, based on the interpretative paradigm, contemplated a mixed approach, of qualitative and quantitative nature. Semi-structured interviews were carried out with Degree’s Directors from six Higher Education Institutions, and five representatives from the labour market, and a questionnaire was applied to 398 Hospitality Management graduates. In terms of information processing techniques, content analysis for qualitative data and statistical treatment for quantitative data were mobilized. The results demonstrate the relevance of internships as contexts of training and professional integration, as well as the technical and transversal competencies in which graduates feel more confident, not always concurring with what employers require or those that are promoted by the educational / training system. Career paths are characterized by precarious links, low pay and undervaluation/understating of graduate education, although the vast majority of graduates is currently working (in the area). Research shows that the articulation between the education / training system and the labour market has gaps at various levels, demonstrating that a dialogue between both is a pressing need. From career paths and the required and demanded competencies, that are a part of the graduate's profile, to the contexts, particularly the internship, there is a set of problematic issues whose analysis is considered fundamental. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30347 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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