Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Ana Isabel de Oliveirapt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Gillianpt_PT
dc.contributor.authorLazana, Vera Lúcia Encarnadopt_PT
dc.date.accessioned2021-01-14T09:58:49Z-
dc.date.available2021-01-14T09:58:49Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/30315-
dc.description.abstractO presente estudo foca-se na articulação curricular horizontal entre o inglês e outras componentes do currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no contexto do Sistema Educativo Português. Esta investigação assume a forma de um estudo de caso, de cariz exploratório e de índole qualitativa, visando compreender o pensamento dos professores de inglês sobre as ações que desenvolveram e que entendem como propulsoras de articulação curricular horizontal no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram neste estudo dezasseis professores de inglês (Atividades de Enriquecimento Curricular). Os dados recolhidos através de documentos vários, observação, questionários, reflexões de aula e entrevistas possibilitaram a análise das suas conceções sobre a articulação curricular horizontal e sobre a sua compreensão relativamente às potencialidades do trabalho colaborativo. Foram, também, aplicados questionários aos professores titulares de turma para analisarmos o seu entendimento sobre a articulação curricular horizontal, particularmente quanto à sua importância e ao que consideraram serem práticas desenvolvidas com os professores de inglês, o que permitiu cruzar os olhares de ambos os atores e, desta forma, enriquecer a análise de dados sobre a articulação curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes do estudo identificaram as caraterísticas distintivas dos processos de articulação curricular horizontal e refletiram sobre os fatores que os condicionam, bem como sobre as suas formas de operacionalização e maisvalias. Os resultados mostram que o trabalho colaborativo entre professores é determinante para que haja articulação curricular e indiciam a existência de uma comunidade de prática, que considera ter assumido a articulação curricular horizontal como um desafio conjunto. Esta investigação traz contributos importantes para o ensino do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando pistas sobre como pode ser contextualizado na experiência do aluno e relacionável com outros saberes. Esta tese contribui, ainda, para um maior conhecimento sobre o desenvolvimento profissional de professores deste nível de ensino, nomeadamente em termos de formas de organização de equipas de professores e do seu contributo para a capacitação e assunção dos docentes como decisores e gestores curriculares.pt_PT
dc.description.abstractThis study analyses the horizontal articulation between English and the other components of the Primary School curriculum, in the context of the Portuguese educational system. This primarily qualitative, exploratory case study aims to obtain an in-depth understanding of the English teachers’ perceptions on the curriculum actions they developed and considered as major drivers of horizontal curriculum articulation in 1st cycle. Sixteen English teachers (Curriculum Enrichment Activities) took part in this study. Data was gathered through several documents, observation, questionnaires, teacher’s reflexions for their classes and interviews, making it possible to analyse teachers’ conceptions about horizontal curriculum articulation and their understanding of the potentialities of collaborative work among teachers. Questionnaires were also applied to generalist teachers to allow the analysis of their understanding of horizontal curriculum articulation, specifically its importance and the the practices they considered to have been developped in articulation with english teachers. Collecting data provided by both english and generalist teachers allowed a deep analysis of curriculum articulation in 1st cycle. Participants identified distinctive characteristics of the processes of horizontal curriculum articulation and reflected about the factors that condition its success, as also about the ways to operationalise articulation and its benefits. The results of the analysis reveal that collaborative work among teachers is essential for curriculum articulation and suggest the existence of a community of practice that assumes the horizontal curriculum articulation as a shared challenge. This investigation makes important contributions to the process of teaching english in 1st cycle, providing clues about how to contextualize foreign language learning in student’s experiences and to related them with other curricular knowledge. Moreover, it contributes to a better knowledge of teachers’ professional development in this level of education, mainly in terms of organizing teacher teams and its role to help teachers feel capable and willing to act as decison makers and curriculum managers.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArticulação curricular horizontalpt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectEnsino de inglêspt_PT
dc.subjectAtividades de enriquecimento curricularpt_PT
dc.titleArticulação curricular horizontal: um estudo sobre o ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Educaçãopt_PT
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Vera_Lazana.pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open
Documento_Vera_Lazana_ANEXOS.pdf12.27 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.