Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30300
Title: Valorização da identidade do território pelo produto: projeto “Madeira Infusions”
Author: Mendonça, Carolina Isabel Melim
Advisor: Albino, Cláudia Regina da Silva G. de Melo
Keywords: Design e território
Identidade
Marca
Produto
Infusões da Madeira
Defense Date: 2019
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo a valorização do território, através da criação de um conceito de marca e identidade para as plantas existentes na Região Autónoma da Madeira. A partir da elaboração de um corpo teórico baseado numa revisão bibliográfica sobre “Design e Território”, “Identidade” e “Marcas territoriais”, desenvolveu-se uma metodologia exploratória de carácter qualitativo e experimental que foi complementada recorrendo a informações recolhidas em trabalho de campo e através da análise de exemplos de projetos pertinentes para o tema em estudo. Recorreu-se também à realização de entrevistas abertas e inquéritos com o propósito de obter um conhecimento sobre o consumo de infusões, assim como a perceção dos consumidores sobre as embalagens avaliando a sua influência nas pessoas. Como resultado da investigação elaborada foi desenhado um sistema que implica a abrangência de vários processos a nível cultural, económico e social, alcançando várias vertentes desta cultura que envolve o processo das plantas endémicas, beneficiando todos os atores que nele participam, com o objetivo comum da valorização do produto de um território. Foram selecionadas quatro plantas com benefícios medicinais, para a realização do projeto. Desenvolveu-se uma embalagem identitária para cada uma das quatro plantas e também uma embalagem com função de pack de oferta, que guarda um exemplar de cada planta, ou seja, quatro embalagens individuais. Este projeto requereu a criação de uma marca e respetivo logótipo. Foi também desenvolvida a comunicação da marca, a divulgação web, o respetivo merchandising. Para a validação do projeto, foi elaborado, por fim, uma análise da receção do público acerca do produto, através de um inquérito com a apresentação do projeto “Madeira Infusions”, concluindo-se que, a sua abordagem foi considerada positiva, pois, numa análise geral, 100% de 63 inquiridos, considera o projeto Madeira Infusions um projeto interessante para se incluir futuramente no mercado.
This dissertation aims to enhance the territory, through the creation of a concept of brand and identity for existing plants in the Autonomous Region of Madeira. From the elaboration of a theoretical body based on a literature review on "Design and Territory", "Identity" and "Territorial Marks", an exploratory methodology of a qualitative and experimental nature was developed that was complemented using information collected in field work and through the analysis of examples of projects relevant to the theme under study. Open interviews and surveys were also conducted in order to obtain knowledge on infusion consumption, as well as consumers' perception of packaging, assessing its influence on people. As a result of the research conducted, a system was designed that involves the comprehensiveness of various cultural, economic and social processes, reaching various aspects of this culture that involves the process of endemic plants, benefiting all the actors who participate in it, with the common objective of enhancing the value of the product of a territory. Four plants with medicinal benefits were selected to carry out the project. An identity package was developed for each of the four plants and also a package with the function of a gift pack, which holds one copy of each plant, i.e. four individual packages. This project required the creation of a brand and respective logo. Brand communication, web dissemination and respective merchandising were also developed. In order to validate the project, an analysis of the public's reception of the product was finally carried out, through a survey with the presentation of the "Madeira Infusions" project, concluding that its approach was considered positive, since, in a general analysis, 100% of 63 respondents considered the Madeira Infusions project an interesting project to be included in the market in the future
URI: http://hdl.handle.net/10773/30300
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Carolina_Mendonça.pdf18.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.