Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30295
Title: O cartaz como suporte de realidade aumentada
Author: Senra, Marco de Faria Arantes
Advisor: Barbosa, Helena
Keywords: Realidade Aumentada
O Cartaz
Design Gráfico
Design Multimédia
Defense Date: 2019
Abstract: O cartaz é um artefacto comunicativo já intrínseco na sociedade moderna devido a todas as suas capacidades comunicativas ao nível da representação e pelas tecnologia (s) que lhe estão associadas e que lhe permitem comunicar com as pessoas. No entanto, este suporte compete nos dias de hoje com outros tipos de suportes comunicativos que são capazes de desempenhar o mesmo tipo de funções e agir em vários espaços dimensionais, como o espaço real e o espaço digital. Pode chamar-se a esta competição o paradigma da evolução tecnológica associada ao cartaz. Esta investigação visa responder a essa necessidade em que o cartaz se transpõe para um ambiente digital, onde este suporte possa alcançar um novo estágio evolutivo para comunicar a sua mensagem. Para isso, neste estudo foi utilizada a tecnologia da Realidade Aumentada, onde esta é capaz de agir no meio real e digital, conseguindo assim complementar-se com o cartaz de forma a propor uma mensagem capaz de suportar novos conteúdos e meios de comunicação para as pessoas. Metodologicamente, interessou a este projeto investigativo abordar literatura específica para sustentar teoricamente o projeto prático tendo ainda analisado estudos de caso. No desenvolvimento do trabalho prático, procurou-se estabelecer essa complementaridade tecnológica com o objetivo de aferir as possibilidades e constrangimentos da mesma. Consequentemente, esta componente prática demonstrou que o uso da RA no contexto do cartaz necessita de evoluir para uma vulgarização do uso desta tecnologia. Nesse sentido, novos estudos podem ser realizados com propostas que dependerão desse avanço.
The poster is an artifact of communication already intrinsic to modern society, due to all its capabilities to communicate to the level of representation and for the technologies that are associated with it, and that allows it to communicate with people. However, nowadays this support competes against other types of communicative supports that are able to perform the same kinds of functions and are able to act in various dimensional spaces, like the real space and the digital space. This competition can be called the paradigm of the technical evolution associated to the poster. This investigation aims to answer this necessity in which the poster transposes itself to a digital environment, where this support is able to reach a new evolutionary stage to communicate it´s message. For this intent, the technology of AR was used in this study where it is able to act in both real and digital environments, therefore being able to complement itself with the poster in order to propose a message capable to support new contents and means of communication to the people. Methodologically, it was interesting for this investigative project to approach specific literature in order to theoretically sustain the practical component of the project while still having analyzed cases of study. In the development pf the practical work, it was tried to establish this technological complementarity with the goal of ascertaining its possibilities and constraints. Consequentially, this practical component revealed that the use of AR in the context of the poster needs to evolve to a more ordinary use of this technology. In that way, new studies can be done with propositions that are dependable of that breakthrough.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30295
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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