Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/30273
Título: Conteúdos audiovisuais de sensibilização para o impacto da qualidade do ar na saúde
Autor: Chaves, Carlos Manuel Caleja
Orientador: Almeida, Ana Margarida Pisco
Santos, Rita
Palavras-chave: Audiovisual
Qualidade do ar
Conteúdos audiovisuais
Minissérie
Promoção da saúde
Sensibilização
Web
YouTube
Data de Defesa: Dez-2019
Resumo: Os conteúdos audiovisuais disponíveis na Web têm estado cada vez mais presentes no dia a dia dos cibernautas. Verifica-se, ainda, que a Web tem vindo a apresentar-se como um meio de divulgação e sensibilização, assumindo um papel fundamental na promoção da mudança comportamental Neste cenário, a presente dissertação descreve o estudo e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais, disponibilizados na Web, para a promoção da saúde na área da qualidade do ar. Foi criada uma minissérie de dois episódios (Incêndios e Poluição em Espaços Fechados), que envolveu a respetiva pré-produção, produção e pós-produção e, posteriormente, a divulgação e partilha online dos episódios na plataforma YouTube, assim como a análise da sua recetividade através de um inquérito por questionário, respondido por 122 pessoas. A análise dos dados permitiu compreender melhor o papel dos meios audiovisuais na criação de novas estratégias de promoção da saúde em contexto online, revelando a importância da utilização destes media digitais para sensibilização nesta temática. O estudo também revelou uma grande recetividade por parte da audiência, que avaliou positivamente o conteúdo, validando a sua pertinência e adaptabilidade à plataforma YouTube. Contudo, este projeto deixa vários desafios, como a necessidade de avaliar eventuais mudanças de comportamento potenciadas por estes conteúdos.
The audiovisual content available on the Web has been increasingly present in the daily life of Internet users and it is confirmed that the Web has presented itself as a means of dissemination and awareness, becoming an essential tool to promote behavioral change. In this scenario, the present thesis describes the study and development of audiovisual content, available on the Web, to promote health in the air quality area. A two-episode miniseries (Fires and Pollution in Indoor Spaces) was created, which involved their pre-production, production and post-production, and subsequently, the online dissemination and sharing of the episodes on the YouTube platform, as well as the analysis of their receptivity through a questionnaire survey, answered by 122 people. The data analysis allowed a better understanding of the role of audiovisual media in the creation of new health promotion strategies in an online context, revealing the importance of using these digital media to raise awareness on this topic. The study also revealed a high audience responsiveness, which positively rated the content, validating its relevance and adaptability to the YouTube platform. However, this project leaves several challenges, such as the need to evaluate possible behavioural changes enhanced by these contents.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30273
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Carlos_Chaves.pdf4.91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.