Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30244
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, Filipe T.pt_PT
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorLoureiro, Maria Josépt_PT
dc.contributor.authorGuerra, Cecíliapt_PT
dc.date.accessioned2021-01-06T11:13:28Z-
dc.date.available2021-01-06T11:13:28Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1647-3078pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/30244-
dc.description.abstractA programação é uma realidade em muitas escolas, para desenvolver o pensamento computacional, promover a inclusão e sensibilizar os alunos para as áreas STEM. Para isso, várias ferramentas têm sido experimentadas, como robôs programados de forma tangível. Neste âmbito, surgiu o projeto TangIn, tendo-se (co)desenvolvido uma toolbox para apoiar a programação tangível em contexto educativo. Neste artigo, apresenta-se uma breve resenha sobre o ensino da programação, define-se programação tangível e apresentam-se propostas didáticas para a promoção do pensamento computacional através da abordagem STEM (co)desenvolvidas no âmbito do projeto TangIn.pt_PT
dc.description.abstractProgramming is a reality in many schools, to develop computational thinking, promote inclusion and raising pupils' awareness to STEM areas. For this, several tools have been experimented, like robots programmed in a tangible way. TangIn project emerged in this context. During the project a toolbox have been (co)developed to support tangible programming in an educative context. In this article, a brief review on the programming teaching is presented, tangible programming is defined and didactic proposals for the promotion of computational thinking through the STEM approach are presented (co)developed during TangIn project.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProgramação Tangívelpt_PT
dc.subjectPensamento Computacionalpt_PT
dc.subjectRobóticapt_PT
dc.subjectPropostas didáticaspt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectSTEMpt_PT
dc.titleProgramação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangInpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage47pt_PT
degois.publication.issue2pt_PT
degois.publication.lastPage62pt_PT
degois.publication.titleMedi@çõespt_PT
degois.publication.volume8pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/267pt_PT
dc.identifier.essn1647-3078pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DigiMedia - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
267-1534-4-PB.pdf776.71 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.