Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/30244
Título: Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn
Autor: Moreira, Filipe T.
Cabrita, Isabel
Loureiro, Maria José
Guerra, Cecília
Palavras-chave: Programação Tangível
Pensamento Computacional
Robótica
Propostas didáticas
Ensino Básico
STEM
Data: 2020
Editora: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Resumo: A programação é uma realidade em muitas escolas, para desenvolver o pensamento computacional, promover a inclusão e sensibilizar os alunos para as áreas STEM. Para isso, várias ferramentas têm sido experimentadas, como robôs programados de forma tangível. Neste âmbito, surgiu o projeto TangIn, tendo-se (co)desenvolvido uma toolbox para apoiar a programação tangível em contexto educativo. Neste artigo, apresenta-se uma breve resenha sobre o ensino da programação, define-se programação tangível e apresentam-se propostas didáticas para a promoção do pensamento computacional através da abordagem STEM (co)desenvolvidas no âmbito do projeto TangIn.
Programming is a reality in many schools, to develop computational thinking, promote inclusion and raising pupils' awareness to STEM areas. For this, several tools have been experimented, like robots programmed in a tangible way. TangIn project emerged in this context. During the project a toolbox have been (co)developed to support tangible programming in an educative context. In this article, a brief review on the programming teaching is presented, tangible programming is defined and didactic proposals for the promotion of computational thinking through the STEM approach are presented (co)developed during TangIn project.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/30244
ISSN: 1647-3078
Versão do Editor: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/267
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos
DigiMedia - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
267-1534-4-PB.pdf776.71 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.