Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Carlapt_PT
dc.contributor.advisorBatista, João Carlos Lopespt_PT
dc.contributor.authorSoares, Joana Castropt_PT
dc.date.accessioned2020-12-17T12:33:08Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/30146-
dc.description.abstractParece hoje consensual que o ensino tradicional não é mais suficiente, havendo a necessidade de existir uma dialética entre a aprendizagem tradicional e a aprendizagem baseada em problemas. O ISCA-UA foi pioneiro na implementação desta metodologia no ensino da contabilidade, através da unidade curricular (UC) de Simulação Empresarial (SE). O principal objetivo deste estudo consiste em analisar em que medida a SE cumpre com os objetivos pedagógicos que se propõe a atingir, nomeadamente a consolidação e integração dos conhecimentos obtidos nas restantes UC da licenciatura em Contabilidade e a obtenção de uma visão prática e vivência ética nos negócios e na profissão. Pretendemos, em particular, identificar a perceção dos estudantes sobre as principais virtudes e debilidades do funcionamento da SE, verificar os pontos fortes e as insuficiências presentes na metodologia de ensino, identificar a perceção dos estudantes sobre a influência do sistema de avaliação para o funcionamento da UC e identificar eventuais limitações nos recursos disponíveis. Para atingir estes objetivos, recolheram-se dados através da realização de questionários aos estudantes, após a frequência da SE no ano letivo de 2018/2019. Os resultados obtidos permitem concluir que, no essencial, a UC cumpre com os seus objetivos pedagógicos, quer pela metodologia de ensino utilizada, quer pela integração de conhecimentos das outras UC, quer ainda pelo modelo de avaliação adotado e recursos humanos e tecnológicos usados. Conclui-se, assim, que a SE permite uma vivência ética no negócio e na profissão e, consequentemente, uma visão prática da profissão. Contudo, além de terem sido identificados alguns pontos fracos e debilidades, não existe suficiente evidência que nos permita aferir que o estudante após a UC esteja totalmente preparado para o exercício da profissão. O presente estudo contribui para a teoria, ao preencher o gap na literatura sobre estudos que avaliem o funcionamento da SE como um todo, e para a prática, contribuindo para eventuais ajustamentos futuros da UC de modo a explorar ainda mais as suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractIt seems today that traditional education is no longer enough, with the need to exist a dialectic between traditional learning and problem-based learning. ISCA-UA was one of the firsts implementing this methodology in accounting teaching, through the Curricular Unit (CU) of Business Simulation (BS). The main goal of this study is to analyze the extent to which the SE complies with the pedagogical objectives it proposes to achieve. Specifically, the consolidation and integration of knowledge obtained in the remaining CU of the degree in Accounting and the obtaining of a practical vision and ethical experience in business and profession. In particular, we intend to identify students' perception of the main virtues and weaknesses of the functioning of the SE, to verify the strengths and weaknesses present in the teaching methodology, identify the perception of students about the influence of the evaluation system for the functioning of CU and identify possible limitations on available resources. To achieve these objectives, data were collected through questionnaires to students, after the frequency of SE in the school year 2018/2019. The results obtained allow us to conclude that, in essence, the CU complies with its pedagogical objectives, both by the teaching methodology used, both by the integration of knowledge of other CU, or also by the evaluation model adopted and human and technological resources used. Thus, it is concluded that the SE allows an ethical experience in business and profession and, consequently, a practical view of the profession. However, in addition to having identified some weaknesses and weaknesses, there is insufficient evidence to allow us to assess that the student after CU is fully prepared for the practice of the profession. The present study contributes to the theory by filling the gap in the literature on studies that evaluate the functioning of SE as a whole, and to practice, contributing to possible future adjustments of CU in order to further explore its potential in the teaching-learning process.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectSimulação empresarialpt_PT
dc.subjectMetodologia PBLpt_PT
dc.subjectFuncionamentopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectRecursospt_PT
dc.titleO funcionamento da simulação empresarial no ISCA-UA: perceção dos estudantes após a frequência da unidade curricularpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2022-01-07-
dc.description.masterMestrado em Contabilidadept_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_JoanaSoares.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.