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Title: A relação do marketing tribal e os fatores sociodemográficos dos fãs do Sport Lisboa e Benfica
Author: Borges, Alzira Sampaio
Advisor: Almeida, Hugo Márcio Rodrigues de
Keywords: Tribalismo
Valor de marca
Lealdade
Identificação Social
Autoidentificação
Merchandise e fatores sociodemográficos
Defense Date: 18-Jul-2019
Abstract: A presente dissertação tem como tema predominante o tribalismo. Sendo um fenómeno presente no futebol, iremos abordar este desporto como tribal, onde consumidores ligados por uma paixão desmedida à um clube, se envolvem em grupos de fãs que revelam comportamentos tribais de apoio ao clube, através do uso de merchandise e da realização de rituais que sustentam o tribalismo. Vamos utilizar como estudo de caso o Sport Lisboa e Benfica, para caracterizar o perfil do adepto tribal e verificar como os fatores sociodemográficos, que constituem o adepto, e o merchandise interferem na sua identificação, atitude e sentimento perante a equipa, contribuindo para o contexto do marketing. Com uma amostra de 697 participantes (F = 89, M= 508), composta unicamente por simpatizantes/fãs do Sport Lisboa e Benfica, analisamos o tribalismo, a lealdade à marca-equipa, o valor marca-equipa, a identidade social de grupo e a autoidentidade tendo em conta os fatores sociodemográficos dos inquiridos e da importância do merchandise para os mesmos. Percebeu-se que os adeptos do Sport Lisboa e Benfica não são autocaracterizados tendo em conta os fatores sociodemográficos, mas podemos encontrar algumas significações para algumas das variáveis. Já o merchandise está relacionado com o tribalismo desportivo do adepto, e tende a aumentar quanto maior for o tribalismo do adepto.
The main theme of this dissertation is tribalism. Being tribalism a phenomenon present in football, we will approach this sport as tribal, where consumers linked by an unrestrained passion to a club, get involved in fan groups that reveal tribal behaviors of support to the club, through the use of merchandise and rituals that sustain tribalism. We will use Sport Lisboa e Benfica as a case study, in order to portray the profile of the tribal supporter and verify how the social demographic factors, which characterize the supporter, and the merchandise interfere in their identity, attitude and feeling towards the team, contributing to the marketing context. With a sample of 697 participants (F = 89, M = 508), solely composed by Sport Lisboa and Benfica supporters, we analyzed tribalism, team brand loyalty, team-brand value, social group identity and self-identity taking into account the social demographic factors of the respondents and the importance of the merchandise for them. From this survey we could conclude that Sport Lisboa and Benfica supporters are not characterized taking into consideration social demographic factors, but we can draw some conclusions by analyzing some variables. On the other hand, merchandise is related to the supporter’s sports tribalism, and tends to increase the greater the tribalism of the supporter is.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30137
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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