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http://hdl.handle.net/10773/30132
Title: | Avaliação de competências pedagógicas dos educadores e o stresse na infância |
Author: | Pereira, Anabela Gomes, Rosa Maria da Silva |
Keywords: | Stresse Infância Desenvolvimento socio afetivo Competências pedagógicas |
Issue Date: | 15-Mar-2012 |
Publisher: | Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores |
Abstract: | O presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma escala sobre as competências pedagógicas dos educadores, para lidarem com crianças expostas a situações indutoras de stresse. A amostra é composta por 188 educadores do sexo feminino (96,8%) e do sexo masculino (3,2%), com idades entre os 18 e 55 anos, em que 22% são profissionalizados, 25% alunos em situação de estágio, 15% monitores cabo-verdianos, 17% educadores em autoformação, 10% alunos brasileiros e 12% alunos que cursam a educação básica. Desenvolvem a atividade docente ou equiparada, em instituições públicas (63%), IPSS (32%) e privadas (5%), com criança dos 2 aos 6 anos de idade. Neste estudo aplicamos a escala de Competências Pedagógicas para Lidar com o Stresse na Infância (ECPLSI), desenvolvida por Gomes & Pereira (2009), É uma escala tipo Likert com 15 itens, que procura estudar as propostas educativas que permitam desenvolver por parte do educador, uma prática educativa adequada às crianças que estão expostas a situações indutoras de stresse. Os resultados exploratórios mostram que o instrumento apresenta boas características psicométricas, a nível da consistência interna e da análise factorial. A escala obteve um valor de Alfa de Cronbach de .80 e a análise fatorial revelou a existência de quatro fatores: Competências pedagógicas, Formação graduada, Identificar sintomas e Planeamento reflexivo. As implicações deste estudo apontam para a utilidade deste instrumento no planeamento de práticas educativas estruturadoras e que promovam o desenvolvimento socio afetivo da criança em contexto de jardim-de-infância, sendo no entanto necessários estudos confirmatórios. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30132 |
ISSN: | 0214-9877 |
Appears in Collections: | DEP - Artigos |
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