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Title: A orquestra, o rapport e a formação de públicos num contexto regional: um estudo de caso exploratório no distrito de Aveiro
Author: Souza, Alba Christina Bomfim
Advisor: Lourenço, António José Vassalo Neves
Dalagna, Gilvano
Keywords: Orquestra
Rapport
Formação de público
Estudo de caso exploratório
Defense Date: Feb-2020
Abstract: Esta tese consiste em um estudo de caso exploratório sobre o rapport de uma orquestra regional portuguesa, a partir de concertos de formação de público. Os objetivos principais foram: caracterizar a audiência frequentadora; identificar as percepções dos membros da orquestra sobre essas apresentações; e descobrir os indicadores do rapport enquanto estratégia e impacto aos participantes. Foram realizados inquéritos em papel e online com os indivíduos do público frequentador, entrevista semiestruturada com o maestro e conversas com propósito aos demais membros da orquestra. Um processo de análise qualitativa foi escolhido, em que os dados do público foram examinados por meio de suas respectivas frequências. Já os dados dos membros da orquestra foram verificados à luz do método fenomenológico. De um modo geral, as informações obtidas sugerem que a maioria do público frequentador é do sexo feminino, com faixa etária entre os 41 e 65 anos, trabalhador, residente no distrito de Aveiro e conhecedor da orquestra desde antes de 2010. Outro aspecto é que os membros da orquestra valorizam esses concertos por entenderem que eles são uma das missões das orquestras regionais portuguesas e que essa entidade tem obtido êxito nesse propósito desde a sua criação. No entanto, os referidos indivíduos ponderam a necessidade de incrementos na divulgação e formas de comunicação durante as apresentações, a fim de cativar o público presente. Dentre as estratégias encontradas, no tocante ao planeamento da orquestra, estão: tentativa de perceber o público frequentador, uso de repertório familiar e com cantores, mistura de gêneros musicais dentro de uma mesma temporada ou até concerto, variação do ambiente das apresentações. Quanto às táticas para interação durante a performance, constatou-se o estímulo na obtenção de resposta física da audiência por meio de palmas e canto, uso de narrador e projeções e convite de artistas de outros gêneros musicais. Em relação ao impacto causado aos participantes, notouse, mesmo de modo discreto, a sensação dos sujeitos em torno da perda da noção de tempo, necessidade de compartilhamento da experiência do concerto ou musicar e a retenção da memória viva do concerto. Tais achados corroboram estudos anteriores, que evidenciam a necessidade de se repensar as apresentações para formar novos públicos para a música clássica.
This thesis consists of an exploratory case study about the rapport of a Portuguese regional orchestra in building audience concerts. The main objectives were: to characterize the attending audience, to identify the perceptions of the orchestra members about these presentations and to figure out the indicators of rapport as a strategy and impact to the participants. Paper and online surveys were conducted with individuals from the public, a semi-structured interview with the conductor and conversations with purpose to the other members of the orchestra. A process of qualitative analysis was chosen, in which the data of the audience were examined through their respective frequencies and the data of the members of the orchestra were verified in the light of the phenomenological method. In general, the information obtained suggests that the majority of the public that attends is female, with an age group between 41 and 65 years old, a worker residing in the district of Aveiro and has known the orchestra since before 2010. Another aspect is that the members of the orchestra value these concerts because they understand that it is one of the missions of Portuguese regional orchestras and that this organization has been successful in this regard since its inception. However, these individuals ponder the need for incremental disclosure and forms of communication during presentations in order to captivate the audience. Among the strategies found in orchestra planning are: an attempt to perceive the audience, use of family repertoire and with singers, merge musical genres within the same season or even concert, vary the environment of the presentations and with regard to the tactics for interaction during the performance, the stimulus was obtained in obtaining a physical response of the audience through palms and singing, use of narrator and projections and invitation of artists of other musical genres. Regarding the impact on the participants, it was noticed, even in a discreet way, the sensation of the subjects losing their sense of time, the need to share the experience of the concert or music, and the retention of the living memory of the concert. These findings corroborate previous studies that demonstrate the need to rethink presentations to form new audiences for classical music.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30076
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UA - Teses de doutoramento

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