Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30023
Title: Marketing digital em empresas B2B
Author: Pereira, Bárbara Lopes
Advisor: Chkoniya, Valentina
Keywords: Marketing
Marketing Digital
Marketing de Conteúdo
Estratégias de Marketing
B2B
Redes Sociais
Defense Date: 9-Dec-2019
Abstract: Notamos cada vez mais o impacto da Internet na comunicação das pessoas. Atualmente, a maioria das pessoas está conectada à rede de alguma forma e dispensa algum do seu tempo diário em redes sociais ou em sites do seu interesse. O Marketing tem de acompanhar a revolução tecnológica e cada vez mais as empresas se voltam para o Marketing Digital para chegar ao seu público-alvo. O meio digital tem a vantagem de conseguir chegar a um grande número de pessoas a um baixo custo e com uma melhor mensurabilidade, comparativamente ao Marketing tradicional. Entre os diferentes modelos de negócios também são verificáveis diferenças ao nível das estratégias de marketing e percebe-se que as empresas B2B têm uma abordagem digital diferenciada, com as suas próprias especificidades e formas de atuar características, distintas dos métodos B2C. Neste sentido, este trabalho, que se desenvolveu no contexto de estágio curricular, procurou analisar as especificidades da empresa UpNorth Group (uma empresa B2B) e criar um plano de Marketing que explorasse as melhores formas de aplicar ferramentas de Marketing Digital. Alguns dos métodos utilizados envolviam o desenvolvimento do website da empresa, gestão das redes sociais Facebook e LinkedIn, criação de uma lista de contactos pertinentes para contacto direto de clientes ou possíveis clientes (E-mail Marketing) e a criação de artigos para o blog e para publicação em revista. Esta metodologia teve o objetivo de aumentar a interação da empresa com o público-alvo, aumentar a notoriedade da marca e aumentar as vendas (envolvimento em novos projetos). Com este trabalho espera-se uma maior compreensão das especificidades do Marketing Digital orientado para empresas B2B e como estas poderão ser uma mais valia no contexto atual.
The Internet has been impacting the way people communicate with each other. Nowadays, most people are connected to the Web in some kind of way and spare some of their daily time either on social media or websites of their interest. Marketing has to follow the technological revolution and more businesses are turning to Digital Marketing to reach their audience. Digital media has the advantage of being able to reach a large number of people at low cost and with a better measurability, compared to traditional Marketing. Among the different business models, there are also verifiable differences in marketing strategies and is noticeable that B2B companies have a differentiated digital approach, with their own specificities and practices, distinct from B2C methods. In this sense, this work, which was developed in the context of internship, sought to analyze the specificities of the company UpNorth Group (a B2B company) and create a marketing plan that explored the best ways to apply Digital Marketing tools. Some of the methods applied involved developing the company's website, managing social networks like Facebook and LinkedIn, creating a relevant contact list for direct contact with customers or prospects (Email Marketing) and creating blog and magazine articles. This methodology aimed to increase the company's interaction with the target audience, increase brand awareness and increase sales (developing new projects). With this article, it’s expected a greater understanding of the specificities of the Digital Marketing used by B2B companies and how those can be an advantage in the current year.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30023
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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