Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/30021
Título: De que saúde falamos no Instagram do @sns_pt e do @minsaude?: estudo comparativo entre Portugal e Brasil
Autor: Pinto, Pâmela A.
Almeida, Ana Margarida
Antunes, Maria João
Palavras-chave: Promoção da saúde
e-saúde
Social media
Instagram
Comunicação institucional
Data: Abr-2020
Editora: UA Editora
Resumo: Este artigo apresenta um mapeamento dos temas de promoção da saúde abordados nos perfis de Instagram do Serviço Nacional de Saúde de Portugal (SNS) e do Ministério da Saúde (MS) do Brasil, em 2019. Portugal e o Brasil têm semelhanças relevantes para um olhar comparado: a oferta de serviços de saúde universal, como um direito do cidadão, aliados a um cenário de e-saúde. Ambos oferecem serviços e informações em saúde, por meio de aplicações, websites e presença institucional nos social media. O crescimento da presença neste último contexto, em particular no Instagram, no qual prevalecem imagens publicadas por dispositivos móveis, revela uma grande capacidade de mobilização entre pares e um crescimento expressivo de utilizadores (Lewallen, 2016; Chung et al., 2017; Manovich, 2017). O Instagram tem sido usado pelos dois órgãos, com crescente adesão dos cidadãos. Para este estudo foi realizada uma pesquisa exploratória, com base numa recolha de dados sobre postagens nos meses de março, abril, setembro e novembro de 2019. Elegeram-se como instrumentos de recolha de dados: a) levantamento bibliográfico; b) monitoramento das publicações com auxílio da ferramenta Instabro e c) monitoramento das interações com utilizadores (Vassalo et al., 2018; Saboia et al., 2018). O estudo foi estruturado em três fases. Na primeira foi explorada uma abordagem conceitual de promoção da saúde, com ênfase nas ações na Internet; na segunda foram discutidas as estratégias de comunicação institucional dos órgãos na Internet, enquanto que na terceira fase foram reunidos os dados da pesquisa e a análise dos perfis. O texto enfatiza esta terceira etapa. Os resultados alcançados permitem observar que o SNS e o MS atuam nas redes socais para promoção da saúde, seguindo uma agenda de temas pro- movidos pela World Health Organization (WHO), contudo, destacam ações institucionais em detrimento das informações aos cidadãos. No Brasil o MS realiza promoção na Internet desde 2008, no Facebook, e tem perfis no Twitter, no Youtube, no Instagram e o Blog da Saúde. O SNS atua nos social media desde 2016 com Youtube, Twitter, Facebook e Instagram. Comparando as temáticas, identificamos o predomínio do uso institucional dos dois perfis. Houve convergência nos temas alimentação saudável e atividade física. A alimentação foi o tema de promoção da saúde mais abordado em Portugal e o quarto no Brasil. O estímulo à atividade foi o quinto assunto mais usado pelo MS e o sexto pelo SNS. Os conteúdos partilhados no contexto do Brasil priorizaram a vacinação e o combate ao Aedes aegypti. Em Portugal destacaram-se a doação de sangue e os incêndios florestais. Em síntese, observou-se a necessidade de ampliar o diálogo com a população nesses canais, a fim de potencializar ações de promoção da saúde. Há necessidade de refinar as estratégias de comunicação para ampliar o alcance dos perfis. Este monitoramento é piloto para um estudo comparativo sobre os dois países, em desenvolvimento.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/30021
ISBN: 978-972-789-638-7
Versão do Editor: https://ria.ua.pt/handle/10773/28247
Aparece nas coleções: DeCA - Comunicações
DigiMedia - Comunicações

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