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http://hdl.handle.net/10773/30001
Title: | O Instagram enquanto ferramenta de comunicação em saúde pública: uma revisão sistemática |
Other Titles: | Instagram as a communication tool in public health: a systematic review |
Author: | Pinto, Pâmela A. Antunes, Maria João L. Almeida, Ana Margarida P. |
Keywords: | Comunicação e saúde Social media Saúde pública Promoção da saúde Comunicação institucional |
Issue Date: | 16-Jul-2020 |
Publisher: | IEEE |
Abstract: | A presente revisão sistemática mapeou estudos sobre o
uso do Instagram no campo da saúde pública, com ênfase na
atuação das entidades governamentais. Foram selecionados 26
artigos nas bases de dados SCOPUS e PUBMed, provenientes de
13 países. Os critérios de elegibilidade foram: textos em inglês ou
português, publicados entre 2015 e 2019, em revistas com acesso
aberto. Os trabalhos apontam o Instagram como uma ferramenta
de promoção da saúde com capacidade de envolver utilizadores,
sobretudo pelo seu apelo imagético. Os estudos classificaram a
atuação das entidades de saúde pública nesta rede como
ineficiente. O diálogo com os cidadãos e o planeamento das ações
são boas práticas sugeridas para alterar este cenário. Não foram
localizados estudos sobre a mediação de saúde no Instagram por
perfis com baixo índice de conectividade, como idosos e
população de países em vias de desenvolvimento. Discute-se o
controlo de visibilidade de atores da saúde pública na rede por
atores privados, proprietários dos social media. Conclui-se como
necessária a presença de atores governamentais do âmbito da
saúde no Instagram, pelo crescimento em escala global deste
social media e do seu uso para diversas abordagens em saúde. This systematic review mapped studies on the use of Instagram in the field of public health, with an emphasis on the performance of government entities. Twenty-six papers were selected from SCOPUS and PUBMed databases, from 13 countries. The eligibility requirements were texts in English or Portuguese, published between 2015 and 2019, in open access journals. The works pointed out Instagram as a health promotion tool with the ability to involve users, mainly for its imagery appeal. The studies classified the performance of public health entities in this network as inefficient. Establishing dialogue with citizens and action planning are good practices suggested to change this scenario. Studies on health mediation on Instagram have not been located for profiles with low connectivity level, such as the elderly and the population of developing countries. In focus is discussed visibility control of public health actors in the network by private stakeholders, using social media owners. It is concluded that the presence of governmental health actors on Instagram is necessary, due to the global growth of this social media and its use for different approaches in health. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30001 |
DOI: | 10.23919/CISTI49556.2020.9140809 |
ISBN: | 978-1-7281-6724-4 |
Publisher Version: | https://ieeexplore.ieee.org/document/9140809 |
Appears in Collections: | DigiMedia - Capítulo de livro |
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