Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/30000
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Andreza Souza | pt_PT |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Margarida Pisco | pt_PT |
dc.contributor.author | Alves, Marlos Bezerra | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2020-12-11T12:38:18Z | - |
dc.date.available | 2020-12-11T12:38:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/30000 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal compreender o papel da literacia e inclusão digital na resiliência e engajamento escolar de estudantes de Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação de uma universidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, exploratória e descritiva. Espera-se investigar se uma maior literacia digital proporciona um incremento na resiliência e engajamento escolar de estudantes. Nesta investigação, estão sendo utilizadas as seguintes estratégias para a coleta de dados: estudo bibliográfico, análise documental, inquérito por questionário online e por entrevista. Para o levantamento dos dados junto aos estudantes que possuem de 15 a 23 anos e estudam no polo da cidade de Natal-RN, foi aplicado um questionário elaborado via Software LimeSurvey, que traz um conjunto de questões fechadas relacionadas a aspectos sociodemográficos, ao engajamento escolar e à inclusão e literacia digital. Destaca-se o uso da escala de medida de resiliência CYRM - 28 (Child and Youth Resilience Measure) na sua versão brasileira. Já o questionário voltado aos gestores comporta perguntas abertas para melhor se conhecer as estratégias institucionais de suporte à resiliência e ao bem-estar psicossocial dos alunos. Para a análise estatística estão sendo utilizados os programas SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), R e Minitab, enquanto que as perguntas abertas sofrerão análise lexicométrica com o apoio do software Iramuteq. Os resultados parciais mostram que: jovens com maior literacia digital são mais resilientes; 96% dos estudantes possuem smartphone; 53% possuem wi-fi em casa; 38,7% apresentam baixa literacia; apenas 23,4% apresentaram alta literacia. Desse modo, busca-se compreender o impacto de uma intervenção em inclusão digital, identificando quais medidas no âmbito educacional podem desenvolver positivamente a resiliência e o engajamento escolar de jovens em vulnerabilidade social. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Resiliência | pt_PT |
dc.subject | Engajamento escolar | pt_PT |
dc.subject | Inclusão digital | pt_PT |
dc.subject | Literacia digital | pt_PT |
dc.title | Resiliência e engajamento escolar de estudantes de tecnologia da informação no Brasil: papel da literacia e inclusão digital | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
ua.event.date | 24-26 junho, 2020 | pt_PT |
degois.publication.location | Aveiro | pt_PT |
degois.publication.title | Research Summit: book of abstracts PhD pitches Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.ua.pt/file/61884 | pt_PT |
Appears in Collections: | DeCA - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Resumo_Summit_Research.pdf | 63.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.