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http://hdl.handle.net/10773/30000
Title: | Resiliência e engajamento escolar de estudantes de tecnologia da informação no Brasil: papel da literacia e inclusão digital |
Author: | Santos, Andreza Souza Almeida, Ana Margarida Pisco Alves, Marlos Bezerra |
Keywords: | Resiliência Engajamento escolar Inclusão digital Literacia digital |
Issue Date: | Jun-2020 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo principal compreender o papel da literacia e inclusão digital na resiliência e engajamento escolar de estudantes de Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação de uma universidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, exploratória e descritiva. Espera-se investigar se uma maior literacia digital proporciona um incremento na resiliência e engajamento escolar de estudantes. Nesta investigação, estão sendo utilizadas as seguintes estratégias para a coleta de dados: estudo bibliográfico, análise documental, inquérito por questionário online e por entrevista. Para o levantamento dos dados junto aos estudantes que possuem de 15 a 23 anos e estudam no polo da cidade de Natal-RN, foi aplicado um questionário elaborado via Software LimeSurvey, que traz um conjunto de questões fechadas relacionadas a aspectos sociodemográficos, ao engajamento escolar e à inclusão e literacia digital. Destaca-se o uso da escala de medida de resiliência CYRM - 28 (Child and Youth Resilience Measure) na sua versão brasileira. Já o questionário voltado aos gestores comporta perguntas abertas para melhor se conhecer as estratégias institucionais de suporte à resiliência e ao bem-estar psicossocial dos alunos. Para a análise estatística estão sendo utilizados os programas SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), R e Minitab, enquanto que as perguntas abertas sofrerão análise lexicométrica com o apoio do software Iramuteq. Os resultados parciais mostram que: jovens com maior literacia digital são mais resilientes; 96% dos estudantes possuem smartphone; 53% possuem wi-fi em casa; 38,7% apresentam baixa literacia; apenas 23,4% apresentaram alta literacia. Desse modo, busca-se compreender o impacto de uma intervenção em inclusão digital, identificando quais medidas no âmbito educacional podem desenvolver positivamente a resiliência e o engajamento escolar de jovens em vulnerabilidade social. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30000 |
Publisher Version: | https://www.ua.pt/file/61884 |
Appears in Collections: | DeCA - Comunicações |
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