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http://hdl.handle.net/10773/29968
Title: | Proposta de um plano de comunicação para a fomentação de práticas de envelhecimento ativo: o caso Clube Veritas do CSPVC |
Author: | Cunha, Maria João Marcelino da |
Advisor: | Mealha, Óscar Melo, Júlia Maria Pinheiro de |
Keywords: | Sénior Envelhecimento ativo Media tradicionais Novos media Design Centrado no Ser-humano Terceira Idade |
Defense Date: | 2019 |
Abstract: | A demografia mundial tem vindo a alterar-se nos últimos anos
verificando-se um crescimento do envelhecimento demográfico, de modo
que é cada vez mais relevante o tema sobre o envelhecimento e
consequentes cuidados na vida de um sénior.
Tendo como objetivo desmistificar estigmas associados ao sénior e
fomentar práticas de envelhecimento ativo, foi proposto um plano de
comunicação na Instituição contextualizadora do projeto de dissertação,
pois através desta proposta pretendeu-se alcançar um maior número de
interessados no tema para esta problemática e, consequentemente, uma
maior visibilidade, de acordo com as necessidades e objetivos
demonstrados pela instituição.
Para o desenvolvimento deste plano de comunicação, recorreu-se a uma
metodologia de investigação-ação, pois possibilita maior proximidade na
observação da amostra e estar de acordo com a ideologia humana
presente em design centrado no ser humano, juntamente com a
utilização de medias tradicionais e novos media e, ainda, a dinamização
de entrevistas e conversas para obter a informação necessária.
O impacto deste plano foi reduzido, uma vez ainda se verifica uma forte
componente em uso de medias tradicionais em detrimento dos novos
media.
No entanto, constatou-se que os envolvidos no Clube Veritas não
demonstram grande expressão na presença em redes sociais como o
Facebook, enquanto que os seus pares se manifestam de forma mais
ativa na página de Facebook da Instituição Centro Social Paroquial da
Vera Cruz.
Em suma, esta dissertação contribui para entender de que formas um
plano de comunicação pode ajudar a comunicar em instituições
profundamente tradicionais e com o sénior. The world demography has been changing in the past years to an aging demography. Therefore, the theme about aging and hence cares about seniors and elder care. With the goal of breaking the stereotypes about seniors and creation of active aging practices, it was suggested a communication plan. Since this proposal intended to reach more people interested in this problem and subsequentially, a bigger number of visibilities. For the development of this communication plan, it was used actionresearch methodology, because of its proximity of observation with the researched sample and its human ideology, also present in HumanCentric Design. This combined with the use of old media, new media and the development of interviews and informal talks with the researched sample. The impact of this plan was diminished, since it was possible to observe that there is still a huge impact of the old media on these kinds of institutions compared to the new media. Nevertheless, it was observed that the seniors in Clube Veritas didn’t express themselves on their social media presence, like Facebook, but instead their kin express themselves in a more active way, specially through the main Facebook page of Centro Social Paroquial da Vera Cruz. In sum up, this dissertation contributed to understand how a communication plan can help communicate in very traditional mediaoriented institutions and seniors. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/29968 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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