Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29965
Title: @vamosjuntasporto: o Instagram como protagonista em estratégia transmedia para promover o turismo feminino em Portugal
Author: Camargo, Juliana Duarte de
Advisor: Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Renó, Denis Porto
Keywords: Narrativa
Narrativas transmedia
Novos media
Instagram
Estratégia
Campanha
Turismo
Feminismo
Portugal
Defense Date: 2019
Abstract: As narrativas de base imagética publicadas no Instagram têm grande potencial de envolvimento, principalmente quando há uma produção audiovisual de qualidade. Uma vez combinada à uma estratégia transmediática, é possível oferecer uma experiência ainda mais robusta para o utilizador, sobretudo no âmbito do turismo. A partir disso, o presente estudo observou como as pessoas interagem com os conteúdos imagéticos no Instagram e de quais maneiras o uso combinado de diferentes canais conseguiu proporcionar uma experiência completa e imersiva para o utilizador, tanto no mundo digital quanto no físico. Foi criada uma campanha transmediática, baseada no Instagram, voltada ao público feminino para promover a cidade do Porto. Depois da análise das principais métricas e das opiniões de seguidores do projeto foi possível constatar que as ações foram efetivas na promoção de rotas e pontos turísticos.
The imagery-based narratives published on Instagram have great potential for engagement, especially when it comprises a highquality audiovisual production. When combined with a transmedia strategy, it is possible to offer a more complete user experience, especially in tourism-oriented campaigns. From this perspective, the present study analyzed how people interact with the imagery content on Instagram and how the combined use of different channels has been able to provide a complete and immersive user experience in both the digital and physical worlds. A transmedia campaign based on Instagram was created, aimed at women to promote the city of Porto. After analyzing the main metrics and the opinions of followers of the project, it was found that the actions were effective in promoting routes and touristic attractions.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29965
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Juliana_Camargo.pdf57.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.