Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29964
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiropt_PT
dc.contributor.advisorBatista, João Carlos Lopespt_PT
dc.contributor.authorTavares, Daniela Sofia Silvapt_PT
dc.date.accessioned2020-12-09T14:41:01Z-
dc.date.available2020-12-09T14:41:01Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29964-
dc.description.abstractDesde o crescimento da web 2.0 e, consequentemente, dos social media e dos Social Network Sites, a vida das pessoas tem convergido cada vez mais para as tecnologias digitais. A geração Z é a que utiliza mais estas tecnologias digitais tanto para a comunicação como para a educação, sendo o programa Erasmus um dos exemplos. No contexto descrito, a presente dissertação pretende compreender a utilização de social media pelos estudantes de Erasmus e avaliar a utilidade de uma aplicação mobile agregadora de conteúdos como suporte à realização de mobilidade de estudantes de Erasmus. Para isso, é seguida uma metodologia centrada no desenvolvimento do produto e recorrese ao inquérito por questionário para obter mais dados. Através do questionário foi possível aferir que existem fatores push e pull que influenciam a decisão dos estudantes quando decidem realizar Erasmus; os mesmos recorrem a vários recursos/grupos para obter informações; as principais dificuldades que sentem baseiam-se na falta de informação e no conhecimento da língua portuguesa; têm interesse numa plataforma agregadora de conteúdos de informação; e avaliam o protótipo desenvolvido de forma positiva, apelativa e útil.pt_PT
dc.description.abstractSince the growth of web 2.0 and hence social media and social networking sites, people's lives have increasingly converged on digital technologies. Generation Z is the one that makes the most use of these digital technologies for both communication and education, with Erasmus being one of the examples. In the context described above, this Master's Thesis aims to understand the use of social media by Erasmus students and evaluate the usefulness of a mobile aggregator application content to support Erasmus student mobility. For this, a methodology focused on product development is followed and a survey is used to obtain more data. Through the questionnaire it was possible to verify that there are push and pull factors that influence the decision of the students when they decide to perform Erasmus; they use various resources / groups for information; the main difficulties they feel are based on lack of information and knowledge of the Portuguese language; are interested in a platform for aggregating information content; and evaluate the prototype developed in a positive, appealing and useful way.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSocial Mediapt_PT
dc.subjectSocial Network Sitespt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.subjectErasmuspt_PT
dc.titleUtilização de social media pelos estudantes de Erasmus: proposta de uma app agregadora de conteúdospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Daniela_Tavares.pdf3.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.