Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29876
Title: O pensamento crítico e a formação universitária: impactes no estudante e seu desempenho académico
Author: Franco, Amanda
Keywords: Pensamento crítico
Ensino superior
Formação continuada de professores
Programa de formação
Profissionalidade docente
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O Pensamento Crítico é uma competência transversal essencial para todos os indivíduos (enquanto estudantes, profissionais, cidadãos), sendo necessário um compromisso com a sua promoção, o que aliás vem sendo um dos motes das instituições de ensino superior ocidentais. Mas, na prática, que esforços concretos, mensuráveis e sustentáveis estão aquelas a encetar de modo a assegurar que o Pensamento Crítico dos estudantes está, efetivamente, a ser promovido deliberada, explícita e sistematicamente pelos professores, no quadro das suas unidades curriculares? Dada a sua relevância e face a tais questionamentos, o presente estudo pretende responder a duas perguntas de investigação: (i) Que práticas didático-pedagógicas são consideradas, pelas evidências da sua eficácia na literatura, mais favoráveis à promoção do Pensamento Crítico dos estudantes no ensino superior? (ii) Qual o impacte, percebido e avaliado, de um programa de formação para professores do ensino superior sobre Pensamento Crítico, no sentido de os sensibilizar para a promoção deliberada, explícita e sistemática do Pensamento Crítico dos seus estudantes, nas suas unidades curriculares? O estudo ancorou-se no paradigma sociocrítico, seguindo uma metodologia mista (mais expressiva na vertente qualitativa) e utilizando o método da investigação-ação, sendo que, para a recolha de dados, se recorreu às técnicas de inquérito (questionário e entrevista) e de testagem (teste PENCRISAL, de Rivas & Saiz, 2012). Um grupo de 15 professores da Universidade de Aveiro participou no programa, o qual foi positivamente apreciado em três eixos principais – aprendizagem, ambiente e capacitação –, tendo sido apresentadas sugestões de melhoria que são alvo de análise e discussão. No geral, segundo os professores, existe(m) espaço(s) para o Pensamento Crítico no ensino superior, embora urja a promoção efetiva do pensar criticamente em sala de aula. Para tal, é importante encarar e ultrapassar obstáculos, tal como a carência de formação didático-pedagógica dos professores e a reduzida valorização e reconhecimento institucional face ao investimento feito pelos professores na sua formação didático-pedagógica. Apenas com o desenvolvimento profissional dos professores mediante ações como a formação didáticopedagógica poderão aqueles transformar práticas (e demais dimensões da sua profissionalidade docente) e capacitar-se para promover competências transversais fulcrais como o Pensamento Crítico.
El Pensamiento Crítico es una competencia transversal esencial para todos los individuos (en el papel de estudiantes, profesionales, ciudadanos), siendo necesario un compromiso con su promoción, lo que además ven siendo uno de los lemas de las instituciones de educación superior occidentales. Pero, en la práctica, ¿qué esfuerzos concretos, mensurables y sostenibles están aquellas a realizar para asegurar que el Pensamiento Crítico de los estudiantes está, de hecho, a ser promovido deliberada, explícita y sistemáticamente por el profesorado, en el contexto de sus unidades curriculares? Dada su relevancia y frente a tales cuestionamientos, el presente estudio pretende contestar a dos preguntas de investigación: (i) ¿Qué prácticas didáctico-pedagógicas son consideradas, por las evidencias de su eficacia en la literatura, como más favorables à la promoción del Pensamiento Crítico del estudiantado en la educación superior? (ii) ¿Cuál es el impacte, percibido y evaluado, de un programa de formación para profesores de educación superior sobre Pensamiento Crítico, en el sentido de sensibilizarlos para la promoción deliberada, explícita y sistemática del Pensamiento Crítico de sus estudiantes, en sus unidades curriculares? Este estudio se ancló en el paradigma sociocrítico, siguiendo una metodología mixta (más expresiva en la vertiente cualitativa) y utilizando el método de investigación-acción, siendo que, para la recogida de datos, se recurrió a las técnicas de encuesta (cuestionario y entrevista) y de test (prueba PENCRISAL, de Rivas & Saiz, 2012). Un grupo de 15 profesores de la Universidad de Aveiro participó en el programa, lo cual fue positivamente apreciado en tres principales ejes – aprendizaje, entorno y capacitación; además, fueron presentadas propuestas de mejora, que son sujetas a un análisis y discusión. En general, de acuerdo con los profesores, existe(n) espacio(s) para el Pensamiento Crítico en la educación superior, aunque urja la promoción efectiva del pensar críticamente en la clase. Para tal, es importante enfrentar y superar los obstáculos, tal como la carencia de formación didáctico-pedagógica del profesorado y la reducida valoración y reconocimiento institucional frente al investimento hecho por los profesores en su formación didáctico-pedagógica. Solo con el desarrollo profesional del profesorado, a través de acciones como la formación didáctico-pedagógica, podrán aquellos transformar prácticas (y demás dimensiones de su profesionalidad docente) y capacitarse para promover competencias transversales cruciales como el Pensamiento Crítico.
Critical thinking is a transversal competence that is essential for all individuals (as students, employees, citizens). A commitment with its promotion is needed, which indeed has been one of the mottos of western higher education institutions. However, what concrete, quantifiable and sustainable efforts are such institutions making to assure that students’ Critical Thinking is, in fact, being promoted deliberately, explicitly, and systematically by faculty in the context of their curricular units? Given its relevance and in face of such a question, the present study aims to answer two research questions: (i) What didactic-pedagogical practices are considered, in face of the evidence in the literature on their efficiency, as being more favorable to the promotion of higher education students’ Critical Thinking? (ii) What is the perceived and assessed impact of a training program for faculty on Critical Thinking, in the sense of raising their awareness about the deliberate, explicit, and systematic promotion of their students’ Critical Thinking, in their curricular units? This study is grounded on the socio-critical paradigm, following a mixed methods approach (more expressive in the qualitative dimension) and using the action research methodology; for data collection, we used the inquiry (questionnaire and interview) and testing (PENCRISAL test, by Rivas & Saiz, 2012) techniques. A group of 15 faculty at University of Aveiro participated in the program, which was positively evaluated in three main axes – learning, atmosphere, and qualification –, while there were also presented suggestions for improvement that are analyzed and discussed. All in all, according to faculty, there is (are) space(s) for Critical Thinking in higher education, even though it is urgent to promote Critical Thinking effectively in the classroom. To do so, it is important to face and overcome obstacles such as the lack of didactic-pedagogical training of faculty and the low institutional appreciation and recognition in face of the investment made by faculty in their didactic-pedagogical training. Only with faculty professional development, via actions such as didactic-pedagogical training, may faculty transform their practice (and other dimensions of their faculty professionalism) and become capacitated to promote crucial transversal competences such as Critical Thinking.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29876
Appears in Collections:CIDTFF - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Final BPD_af.11-2020.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.