Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/29818
Title: | "Vem viajar no mundo mágico do trompete": proposta de criação e implementação de uma sebenta de apoio à iniciação do instrumento |
Author: | Rocha, Inês Sofia Figueiredo |
Advisor: | Santana, Helena |
Keywords: | Ensino da música Trompete Iniciação do instrumento Ferramenta pedagógica Sebenta |
Defense Date: | 2019 |
Abstract: | O presente documento tem como principal objetivo fundamentar o processo
de investigação que levou à construção e implementação de uma
ferramenta de apoio ao ensino vocacional da música: uma sebenta de
iniciação que visa a aprendizagem e desenvolvimento dos conteúdos
relativos ao ensino do trompete. Pretende-se ainda averiguar a
funcionalidade e utilidade da mesma na sua integração no meio
pedagógico trompetista, de modo a contribuir para o desenvolvimento da
literatura existente relativa ao tema, que neste momento se encontra, no
nosso entender, em défice, dado que a literatura existente não está
adequada a este grau de ensino. Pretendemos ainda que a mesma, por
nós intitulada “Vem viajar no mundo mágico do trompete”, esteja em
concordância com o que apresentado nos programas de iniciação ao
ensino de trompete, programas esses em funcionamento nos
conservatórios oficiais do ensino vocacional da música.
O presente relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo que a
primeira diz respeito ao relatório da componente Prática de Ensino
realizada no Conservatório de Música da Bairrada, no ano letivo de
2018/2019. A segunda parte é dedicada ao Projeto Educativo realizado no
mesmo ano letivo, onde se apresenta uma revisão da literatura sobre a
aprendizagem instrumental, aprendizagem do trompete, manuais de
trompete e as limitações dos manuais existentes de iniciação ao trompete,
em seguida é descrita a construção e implementação da sebenta e por fim
a exposição das ferramentas de obtenção de dados bem como os
resultados. This document aims to support the research process that led to the construction and implementation of a tool used to support the vocational teaching of music: an introduction book that focuses on the learning and development of contents related to the teaching of the trumpet. It is also intended to investigate its functionality and usefulness in its integration into the trumpeter’s pedagogical environment, contributing to the development of the existing literature on the subject, which, in our opinion, is currently in deficit, given that the literature is not suitable for this level of education. We also intend that this book, entitled “Come Travel in the Magic Trumpet World”, is in line with official conservatories of the vocational teaching of music. This report is divided into two parts, the first of which concerns the report on the Teaching Practice component held at the Bairrada Conservatory of Music in the 2018/2019 school year. The second part is dedicated to the Educational Project carried out in the same school year, which presents a review of the literature on instrumental learning, trumpet learning, trumpet manuals and the limitations of existing trumpet introduction manuals, right after it describes the construction and implementation of the book and finally, the exposure of data collection tools, as well as, the results. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/29818 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento Inês_Rocha.pdf | 34.37 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexos Inês_Rocha.pdf | 2.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.