Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29818
Title: "Vem viajar no mundo mágico do trompete": proposta de criação e implementação de uma sebenta de apoio à iniciação do instrumento
Author: Rocha, Inês Sofia Figueiredo
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Ensino da música
Trompete
Iniciação do instrumento
Ferramenta pedagógica
Sebenta
Defense Date: 2019
Abstract: O presente documento tem como principal objetivo fundamentar o processo de investigação que levou à construção e implementação de uma ferramenta de apoio ao ensino vocacional da música: uma sebenta de iniciação que visa a aprendizagem e desenvolvimento dos conteúdos relativos ao ensino do trompete. Pretende-se ainda averiguar a funcionalidade e utilidade da mesma na sua integração no meio pedagógico trompetista, de modo a contribuir para o desenvolvimento da literatura existente relativa ao tema, que neste momento se encontra, no nosso entender, em défice, dado que a literatura existente não está adequada a este grau de ensino. Pretendemos ainda que a mesma, por nós intitulada “Vem viajar no mundo mágico do trompete”, esteja em concordância com o que apresentado nos programas de iniciação ao ensino de trompete, programas esses em funcionamento nos conservatórios oficiais do ensino vocacional da música. O presente relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira diz respeito ao relatório da componente Prática de Ensino realizada no Conservatório de Música da Bairrada, no ano letivo de 2018/2019. A segunda parte é dedicada ao Projeto Educativo realizado no mesmo ano letivo, onde se apresenta uma revisão da literatura sobre a aprendizagem instrumental, aprendizagem do trompete, manuais de trompete e as limitações dos manuais existentes de iniciação ao trompete, em seguida é descrita a construção e implementação da sebenta e por fim a exposição das ferramentas de obtenção de dados bem como os resultados.
This document aims to support the research process that led to the construction and implementation of a tool used to support the vocational teaching of music: an introduction book that focuses on the learning and development of contents related to the teaching of the trumpet. It is also intended to investigate its functionality and usefulness in its integration into the trumpeter’s pedagogical environment, contributing to the development of the existing literature on the subject, which, in our opinion, is currently in deficit, given that the literature is not suitable for this level of education. We also intend that this book, entitled “Come Travel in the Magic Trumpet World”, is in line with official conservatories of the vocational teaching of music. This report is divided into two parts, the first of which concerns the report on the Teaching Practice component held at the Bairrada Conservatory of Music in the 2018/2019 school year. The second part is dedicated to the Educational Project carried out in the same school year, which presents a review of the literature on instrumental learning, trumpet learning, trumpet manuals and the limitations of existing trumpet introduction manuals, right after it describes the construction and implementation of the book and finally, the exposure of data collection tools, as well as, the results.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29818
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Inês_Rocha.pdf34.37 MBAdobe PDFView/Open
Anexos Inês_Rocha.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.