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dc.contributor.advisorSimões, Ana Raquelpt_PT
dc.contributor.authorPinto, Rui Filipe Moreirapt_PT
dc.date.accessioned2020-11-17T08:36:35Z-
dc.date.available2020-11-17T08:36:35Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29815-
dc.description.abstractA escrita faz parte do nosso quotidiano, muitos escrevem desde o momento em que começam o dia até ao momento em que o terminam. Porém, é necessário, por um lado, apurar o papel desta destreza, empregada ao serviço do ensino, e por outro, verificar a existência uma divisão estrutural inerente aos métodos cognitivistas da pedagogia da escrita. Recorrendo a um conjunto de bibliografia específica sobre esta temática, este relatório propõe-se a revelar, primeiramente a presença deste tipo de atividades comparativamente às restantes competências nos manuais escolares, e posteriormente em analisar a existência de uma divisão estrutural nas atividades de expressão escrita presentes nos manuais que compõem o corpus de estudo. Como forma de recolha de dados para este estudo, decidimos recorrer a uma análise de conteúdo de dois manuais de Inglês Língua Estrangeira, um de editora portuguesa e outro de editora inglesa. Para examinar os dados recolhidos, definimos categorias de análise de conteúdos, tanto quantitativas como qualitativas, mais presentes nas conclusões deste trabalho. Com esta análise conseguimos averiguar que, em comparação com as restantes competências, as atividades dedicadas ao desenvolvimento da expressão escrita ocupam um lugar de pouca relevância com uma clara minoria de ocorrências. Ademais, as atividades de produção escrita presentes nos manuais estudados, apesar de demonstrarem uma clara preocupação com os momentos de planificação, continuam a não contemplar na totalidade os processos da escrita.pt_PT
dc.description.abstractWriting is part of our daily lives, many write from the moment the day begins until the moment they end it. However, it is necessary, on one hand, to determine the role of this dexterity, employed at the service of teaching, and on the other hand, to verify the existence of a structural division inherent to the cognitivist methods of writing pedagogy. Using a set of specific bibliography on this theme, this report proposes to reveal, firstly, the presence of this type of activities compared to the other skills in the school manuals, and later, to analyse the existence of a structural division in the writing activities shown in the manuals that make up the corpus of study. As a form of collecting data for this study, we decided to resort to a content analysis of two English Foreign Language manuals, one published by a Portuguese editor and the other by an English one. To examine the collected data, we defined content analysis categories, both quantitative and qualitative, these last ones are more present in the conclusions of this work. With this analysis we were able to verify that, compared to the other skills, written expression activities dedicated to developing students writing skills occupy a less relevant place with a clear minority of occurrences. Moreover, the written production activities presented in the studied manuals, although they demonstrate a clear concern with the moments of planning, continue not to fully contemplate the processes of writing.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectExpressão escritapt_PT
dc.subjectProdução escritapt_PT
dc.subjectManual escolarpt_PT
dc.subjectAnálise de manuaispt_PT
dc.subjectEnsino de Inglês Língua Estrangeira (ILE)pt_PT
dc.titleExpressão escrita: análise comparativa entre manuais de inglêspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Especialidade de Alemão ou Francês ou Espanholpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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