Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29807
Title: Brincar no exterior e atividade desportiva em educação pré-escolar
Author: Correia, Pedro Miguel Silva
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Abordagem experiencial em educação
Espaço exterior
Expressão físico-motora
Competências motoras
Atividade desportiva
Defense Date: 31-Jan-2020
Abstract: O desenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado, que concretiza as suas mudanças mais acentuadas e radicais nos primeiros anos de vida de um qualquer indivíduo, sendo estes os mais importantes. Assim, a regularidade de prática de atividades desportivas, seja em contexto escolar ou fora dele, é essencial, visto que estimula e desenvolve eficazmente habilidades motoras fundamentais, como as locomotoras e manipulativas, não só para o presente, mas para toda a vida. O presente relatório de estágio tem como objetivo investigar e fundamentar a importância da estimulação da prática de atividade desportiva para um grupo de vinte crianças em contexto de Educação pré-escolar, sendo dez do sexo masculino e dez do sexo feminino. Os resultados deste estudo apontam para o reconhecimento de que a realização deste tipo de atividades/jogos contribui para a consolidação de capacidades já adquiridas no passado mas também para a aquisição de novas e importantes competências motoras. Salienta-se que atividades e jogos de foro desportivo não só desenvolvem capacidades e destrezas físicas e motoras, mas também cognitivas, de comunicação e sócio-afetivas.
Motor development is a continuous and time-consuming process that realizes its most pronounced and radical changes in the first years of life of any individual, the most important being these. Thus, the regularity of the practice of sports activities, whether in or out of school, is essential, since it effectively stimulates and develops fundamental motor skills, such as locomotor and manipulative, not only for the present but for a lifetime. This internship report aims to investigate and substantiate the importance of stimulating the practice of sports for a group of twenty children in the context of preschool education, ten male and ten female. The results of this study point to the recognition that the performance of this type of activities / games contributes to the consolidation of skills already acquired in the past but also to the acquisition of important new motor skills. It is emphasized that sports activities and games not only develop physical and motor skills, but also cognitive, communication and socio-affective skills.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29807
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Pedro_Correia.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.