Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29783
Title: Magia ou matemática?: truques e aprendizagens no 3º Ciclo do Ensino Básico
Author: Matos, Ana Sofia da Silva Mesquita de
Advisor: Hall, Andreia
Pereira, Ricardo
Keywords: Matemática,
Magia
Aprendizagem
Ensino básico
Defense Date: 31-May-2019
Abstract: A presente dissertação tem como principal objetivo sistematizar e organizar “truques e ilusões” que professores e alunos podem utilizar numa aula de matemática do ensino básico, não só como motivação extra para o trabalho a desenvolver no âmbito da disciplina, mas principalmente como ponto de partida para a compreensão de conceitos matemáticos que, por trás dos referidos truques, justificam o seu funcionamento, sem qualquer dependência da sorte ou do azar. Os “truques” escolhidos podem ser aplicados em turmas do 3.º ciclo e foram selecionados e explorados tendo em conta o seu interesse pedagógico e os documentos curriculares em vigor, esperando-se que possam ser úteis para outros professores de matemática noutras escolas.
The main purpose of this study is to collect and organize “tricks and illusions” that teachers and students may use in a mathematics class in middle school, not only as extra motivation for the work to be carried out within the subject, but also as a starting point for the understanding of the mathematical concepts that lie behind those tricks and show that their effectiveness does not depend on chance. The selected “tricks” can be applied in grades 7th to 9th classes and were selected according to their pedagogical interest, having in mind the portuguese curricula. We hope they may also be useful for mathematics teachers in other schools.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29783
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Ana_Matos.pdf9.55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.