Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29768
Title: Educação pré-escolar como potenciadora do desenvolvimento socioemocional: um estudo de caso em crianças dos três aos seis anos
Author: Espírito Santo, Patrícia Sá
Advisor: Figueiredo, Aida
Keywords: Competências socioemocionais;
Educação pré-escolar
Espaço interior
Espaço exterior
Natureza
Defense Date: 2019
Abstract: Numa sociedade onde se revelam várias problemáticas que influenciam o ser humano e onde existe uma diversidade de culturas e valores, o desenvolvimento das competências socioemocionais é fundamental, de modo a promover percursos de vida gratificantes, onde coexistam relações de qualidade. No seguimento da ideia apresentada surge o presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente estudo tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças em idade pré-escolar. Para concretização do mesmo foi delineado um plano de ações em contexto de EPE em consonância com um projeto de visitas regulares a uma floresta, para perceção da influência que os espaços interiores e exteriores assumem no desenvolvimento das competências socioemocionais. O estudo foi realizado num contexto de EPE do concelho de Aveiro, tendo como participantes um grupo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, sendo três dessas selecionadas para um estudo de caso com características de investigação-ação. O estudo compreendeu quatro fases. Para recolha de dados recorremos a métodos qualitativos (tabelas de observação) e a métodos quantitativos (Questionário de Capacidades e Dificuldades - SDQ). Procedeu-se à análise de conteúdo com recurso ao WebQDA e à análise não paramétrica, recorrendo ao SPSS. Os resultados demonstram melhoria de algumas competências socioemocionais nas crianças, demonstrando o atingir dos objetivos do estudo.
In a society where there a lot of issues inducing the human being and where there is also a large variety of cultures and values, the development of socioemotional abilities is crucial, in order to make our life paths gratifying, where also coexists worthy relationships. Following the idea presented, emerges this internship report, prepared under the scope of curricular unit supervisted pedagogical practice of the master’s degree in pre-school education and primary school education. The following research has as its main goal the development of socio-emotional skills of pre-school children. In order to make this a successful research, an action-plan was made in a preschool-education context in a line with a project of regular visits to a forest, to understand very well which impact inner and outer spaces have on the development of socioemotional abilities.The research was made in a preschool-education context in the county of Aveiro, having as participants a group of twenty-five children whose ages are between three and six, being that three of those children where carefully chosen to be part of this action-research case study. The research is divided in four parts. In order to collect data, we used not only qualitative methods (watching charts) but also quantitative methods (a survey of skills and difficulties). We proceeded to analyse all information using WebQDA, and we’ve chosen SPSS for all the non-parametryc data. The following results show that children developed their socioemotional-abilities with success which made this research to successfully reach one of its main goals.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29768
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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