Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29764
Title: Competências para o e-Learning 2.0 dos estudantes à entrada no ensino superior
Author: Caixinha, Hélder José Marques
Advisor: Ramos, Fernando
Keywords: Web 2.0
Web Social
E-Learning 2.0
Net generation
Geração Y
Geração Z
Novas tecnologias da comunicação
Universidade de Aveiro
Defense Date: 30-Sep-2020
Abstract: Atualmente observam-se na sociedade profundas transformações, decorrentes de um crescente desenvolvimento tecnológico. A Web 2.0, ou Web Social, constitui-se como um poderoso agente dessas transformações, criando uma verdadeira Sociedade em Rede, que progressivamente tem vindo a transformar o quotidiano dos indivíduos. Forjou-se assim o aparecimento de Gerações (Y e Z), habituada uma existência em rede. As instituições de Ensino Superior têm procurado incorporar nos seus processos de ensino e de aprendizagem, novas ferramentas que buscam uma melhor adaptação às novas gerações que as procuram. O conhecimento dessas novas gerações e o impacto daí decorrente na conceção e operacionalização de cenários de e- Learning 2.0, bem como a avaliação do contributo da sua utilização nas aprendizagens, são tópicos que têm merecido, uma especial atenção por parte de muitas instituições. O trabalho de investigação descrito nesta tese foi realizado durante dois semestres – os primeiros semestres dos anos letivos de 2010/2011 e de 2018/2019 no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, com os estudantes que nesses anos letivos ingressaram no curso de Novas Tecnologias da Comunicação. Os objetivos subjacentes a este trabalho abrangeram: o aprofundar do conhecimento sobre o perfil dos novos estudantes que ingressam no ensino superior e verificar se este se enquadram nos estereótipos das gerações Y e Z; a caracterização desses novos estudantes, quanto à utilização que faziam da tecnologia (em contextos pessoal/social e escolar/académico); a caracterização das suas expectativas em relação à utilização dessa tecnologia no ensino superior; e o informar a conceção e a operacionalização de cenários de e-Learning 2.0 que contribuam de forma efetiva para as aprendizagens desses estudantes. A investigação evidenciou que o ingresso no Ensino Superior, foi um momento diversificação, de consolidação e de aprofundamento, da sua relação com a tecnologia e do uso que dela fazem. As especificidades de um curso como o de Novas Tecnologias da Comunicação, colocam desafios adicionais aos estudantes, os quais potenciaram uma maior vivência em rede, uma exploração diferente de aplicações já conhecidas e de outras que iam para além daquelas que dominavam o quotidiano destes estudantes. Nas experiências tidas com a tecnologia durante os seus primeiros semestres, os estudantes valorizaram, entre outras características: a flexibilidade no acompanhamento das atividades e no acesso aos conteúdos; a simplicidade e o imediatismo das interações com os demais intervenientes; e o desenvolvimento de novas competências, muito úteis para usar e aproveitar as tecnologias em diferentes contextos das suas vidas, presentes e futuras.
Today, profound transformations are taking place in society because of increasing technological development. The Web 2.0, or Social Web, is a powerful agent of these transformations, creating a true Network Society that has progressively transformed the daily lives of individuals. The emergence of Generations (Y and Z), accustomed to a networked existence, has thus been forged. Higher Education institutions have tried to incorporate in their teaching and learning processes, new tools that seek a better adaptation to the new generations that come to them. The knowledge of these new generations and the resulting impact on the design and operation of e-Learning 2.0 scenarios, as well as the assessment of the contribution of their use in learning, are topics that have deserved special attention from many institutions. The research work described in this thesis was carried out during two semesters - the first semesters of the school years 2010/2011 and 2018/2019 at the Department of Communication and Art of the University of Aveiro, with the students who in those school years entered the New Communication Technologies course. The objectives underlying this work included: deepening the knowledge about the profile of new students entering higher education and checking whether they fit into the stereotypes of the Y and Z generations; characterizing these new students as to their use of technology (in personal/social and school/academic contexts); characterizing their expectations as to the use of that technology in higher education, and informing the design and operationalization of e-Learning 2.0 scenarios that effectively contribute to the learning of these students. The research showed that the entrance in Higher Education was a moment of diversification, consolidation, and deepening, of their relationship with the technology and the use they make of it. The specificities of a course such as New Communication Technologies, pose additional challenges to the students, which led to a greater networked experience, with different exploitation of already known applications, and others that went beyond those that dominated the daily lives of these students. In their experiences with technology during their first semesters, students valued, among other features: flexibility in the following of activities and accessing content; simplicity and immediacy in interactions with other actors; and the development of new skills, very useful for using and taking advantage of technologies in different contexts of their present and future lives.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29764
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Helder_Caixinha.pdf42.52 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.