Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29707
Título: Desenvolvimento da competência digital com redes sociais online: apoio a refugiados reinstalados na procura ativa de emprego
Autor: Trindade, Anícia Rute Rebelo Teves Conceição
Orientador: Balula, Ana
Miranda, Guilhermina Lobato
Palavras-chave: Competências-chave da competência digital
Redes sociais online
Refugiado
Reinstalado
Beneficiários de proteção internacional
Procura ativa de emprego
Data de Defesa: 14-Set-2020
Resumo: A crise dos refugiados tem-se apresentado como um desafio para os países de acolhimento, na implementação de planos de apoio para estes indivíduos. As respostas são variadas, tendo em consideração as suas necessidades e expectativas, para a alteração da sua condição de vítima desprovida de identidade. Uma das aspirações dos refugiados e beneficiários de proteção internacional, quando chegam ao país de acolhimento, consiste em encontrar uma atividade profissional que lhes garanta a sua subsistência a longo prazo. Porém, estudos têm evidenciado que os refugiados sentem sérias dificuldades em encontrar um emprego que vá ao encontro das suas necessidades pessoais e profissionais. A presente tese procurou compreender: como é que a conceção e aplicação de um guião de aprendizagem, baseado em algumas das competências- chave da competência digital (áreas da segurança, criação de conteúdo digital e comunicação e colaboração), assim como na utilização eficiente das redes sociais online e estratégias de emprego, pode apoiar refugiados reinstalados e beneficiários de proteção internacional, na procura ativa de emprego? Para dar resposta a esta questão, investigámos de que forma as competências-chave das áreas que antes referimos poderiam ser integradas em conteúdos e atividades de um guião de aprendizagem, com o intuito de apresentar no final, um protótipo de modelo de formação. Os participantes deste estudo foram refugiados reinstalados e beneficiários de proteção internacional do Conselho Português para os Refugiados (CPR) que vieram para Portugal entre 2001 e 2017, e que passaram pelo programa de acolhimento do CPR. Para este fim, juntamente com a ampla seleção e análise de documentos para a revisão da literatura, que descrevem os pressupostos teóricos subjacentes ao estudo, foi utilizada uma metodologia qualitativa com pendor de transformação da realidade, com base em Design-Based Research (DBR). O projeto foi estruturado em três fases. Uma primeira onde identificámos as características pessoais de 13 participantes; as barreiras e necessidades sentidas no país de acolhimento; competências linguísticas (em Português), profissionais e as suas habilitações académicas. A análise dos dados recolhidos na primeira fase permitiu identificar 11 participantes (refugiados reinstalados e beneficiários de proteção internacional) com características de um perfil ativo. A este grupo aplicámos um segundo inquérito por questionário, para identificar as redes sociais online por eles utilizadas, e o nível de proficiência inicial das competências-chave da competência digital que os mesmos consideravam possuir. Após a análise e tratamento dos dados do segundo inquérito por questionário, criámos um protótipo de guião de aprendizagem do qual obtivemos apreciação de especialistas em redes sociais online, em competência digital, refugiados reinstalados e beneficiários de proteção internacional, e procura ativa emprego, do ponto de vista da sua estrutura, conteúdo e atividades. Na terceira fase do projeto, aplicámos o guião de aprendizagem e observámos as dúvidas, questões e aprendizagens realizadas. No final das ações de formação, os refugiados reinstalados e beneficiários de proteção internacional consideraram que aumentaram os seus comportamentos de procura ativa de emprego, desenvolvendo o nível de proficiência das competências-chave selecionadas para o estudo, das áreas da segurança, criação de conteúdo digital e comunicação e colaboração da competência digital, neste cenário. O estudo que se apresenta é um contributo prático sobre o apoio a refugiados reinstalados e beneficiários de proteção internacional, na procura ativa de emprego.
The refugee crisis has presented a challenge for host countries in implementing support plans for these individuals. The responses are varied, considering their needs and expectations, to changing their status as victims without identity. One of the aspirations of refugees and beneficiaries of international protection, when they arrive in the host country, is to find a professional activity that will guarantee their livelihood in the long term. However, studies have shown that refugees have serious difficulties in finding a job that meets their personal and professional needs. This thesis sought to understand: how can the design and application of a learning guide, based on some of the key competences of digital competence (areas of security, digital content creation and communication and collaboration), as well as the efficient use of online social networks and employment strategies, support resettled refugees and beneficiaries of international protection to actively seek employment? To answer this question, we have investigated how the key competences of the areas mentioned above could be integrated into content and activities in a learning guide, with the aim of presenting a prototype training model at the end. The participants in this study were resettled refugees and beneficiaries of international protection from the Portuguese Council for Refugees (PCR) who came to Portugal between 2001 and 2017, and who passed through the PCR's reception programme. To this end, together with the extensive selection and analysis of documents for the literature review, which describe the theoretical assumptions underlying the study, a qualitative methodology was used that is pending transformation of reality, based on Design-Based Research (DBR). The project was structured in three phases. A first one where we identified the personal characteristics of 13 participants; the barriers and needs felt in the host country; language skills (in Portuguese), professionals and their academic qualifications. The analysis of the data collected in the first phase allowed us to identify 11 participants (resettled refugees and beneficiaries of international protection) with characteristics of an active profile. To this group we applied a second questionnaire survey to identify the online social networks they used and the initial level of proficiency of the key competences of digital competence they considered to have. After analysing and processing the data from the second questionnaire survey, we created a prototype learning guide from which we gained appreciation from experts in online social networking, digital competence, resettled refugees and beneficiaries of international protection, and active job search from the point of view of their structure, content and activities. In the third phase of the project, we applied the learning script and observed the doubts, questions and learnings made. At the end of the training sessions, resettled refugees and beneficiaries of international protection considered that they had increased their active job search behaviours, developing the level of proficiency of the key competencies selected for the study, the areas of security, digital content creation and communication and collaboration of digital competence in this scenario. The study presented is a practical contribution on the support to resettled refugees and beneficiaries of international protection in active job search.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29707
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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