Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Francislê Neri dept_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Antóniopt_PT
dc.contributor.authorDutra, Alexander dos Santospt_PT
dc.date.accessioned2020-11-04T10:10:33Z-
dc.date.available2020-11-04T10:10:33Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29706-
dc.description.abstractO livro didático (LD) é a ferramenta didática mais presente no contexto educacional brasileiro. Todavia, seu uso prioritário está associado a metodologias com foco na exposição e no treinamento posterior. A eficácia dessas metodologias e do LD é questionada diante de novas tecnologias digitais (TD), que deixam o acesso à informação ao alcance das mãos em qualquer lugar e horário. Nesse contexto, este estudo se insere com o objetivo de avaliar possibilidades para a associação do LD às TD como ferramentas para um ensino ativo em Matemática, tendo como cenário uma rede de escolas privadas no Brasil, que visa à implantação de TD associadas ao LD em versão digital (LDD) para o Ensino Médio. Para isso, foram realizados dois estudos investigativos com professores com vistas a perceber: i) as expectativas quanto ao LDD em sala de aula e ii) a forma como o LD e as TD são usados nas aulas de Matemática. Seguiu-se um estudo de caso com professores com o objetivo de propor e avaliar estratégias de ensino ativo em Matemática com o uso do LD associado às TD. Nesse processo, diferentes métodos foram escolhidos (entrevista, inquérito, observação) para explorar distintos aspectos da investigação e avaliar cada questão por múltiplos ângulos. Como resultado das ações feitas pelos professores, comprova-se que o sucesso não está na ferramenta (LD, LDD ou TD), e sim na forma como elas são usadas. Professores e estudantes foram beneficiados com as estratégias propostas, e os recursos propiciaram um melhor envolvimento dos estudantes. Assim, esse estudo dá indícios sólidos de que o LD e as TD podem ser associados, potenciando o ensino ativo em Matemática.pt_PT
dc.description.abstractThe textbook is the most popular learning tool in the Brazilian educational context. However, its preeminence is associated with methodologies focused on lecture and subsequent training. The effectiveness of the textbook and these methodologies is questioned compared to new digital technologies that allow access to information at hand anywhere and anytime. In this scenario, this study aims to evaluate possibilities for the association of textbooks with digital technologies as tools for active teaching in mathematics, using as context a network of private schools in Brazil, which aims to implement digital technologies associated with textbooks in digital format (digital textbook) in high school classrooms. Therefore, two investigative studies were conducted with teachers to understand: i) their expectations regarding the digital textbook in the classroom and ii) the way the textbook and the digital technologies are used in math classes. After that, a case study with the teachers was conducted aiming to propose and evaluate active teaching strategies using textbooks associated with digital technologies. In this process, different methods were chosen (interview, survey, observation) to examine different aspects of the investigation and evaluate each point from multiple angles. As a result of the actions implemented by the teachers, it has been proven that success is not a result of the tool itself (textbook, digital textbook or digital technologies) but of the way they are used. Teachers and students benefited from the strategies proposed, and the resources provided for better student involvement. Thus, this study gives solid evidence that textbooks and digital technologies can be associated, enhancing active teaching in mathematics.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino ativopt_PT
dc.subjectLivro didáticopt_PT
dc.subjectLivro didático digitalpt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectEnsino de matemáticapt_PT
dc.titleLivro didático associado a tecnologias digitais como ferramentas para o ensino ativo de matemáticapt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid101587392-
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Multimédia em Educaçãopt_PT
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Alexander_Dutra.pdf9.12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.