Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/29706
Title: | Livro didático associado a tecnologias digitais como ferramentas para o ensino ativo de matemática |
Author: | Dutra, Alexander dos Santos |
Advisor: | Souza, Francislê Neri de Moreira, António |
Keywords: | Ensino ativo Livro didático Livro didático digital Tecnologias digitais Ensino de matemática |
Defense Date: | 27-Jul-2020 |
Abstract: | O livro didático (LD) é a ferramenta didática mais presente no
contexto educacional brasileiro. Todavia, seu uso prioritário está
associado a metodologias com foco na exposição e no
treinamento posterior. A eficácia dessas metodologias e do LD é
questionada diante de novas tecnologias digitais (TD), que deixam
o acesso à informação ao alcance das mãos em qualquer lugar e
horário.
Nesse contexto, este estudo se insere com o objetivo de avaliar
possibilidades para a associação do LD às TD como ferramentas
para um ensino ativo em Matemática, tendo como cenário uma
rede de escolas privadas no Brasil, que visa à implantação de TD
associadas ao LD em versão digital (LDD) para o Ensino Médio.
Para isso, foram realizados dois estudos investigativos com
professores com vistas a perceber: i) as expectativas quanto ao
LDD em sala de aula e ii) a forma como o LD e as TD são usados
nas aulas de Matemática. Seguiu-se um estudo de caso com
professores com o objetivo de propor e avaliar estratégias de
ensino ativo em Matemática com o uso do LD associado às TD.
Nesse processo, diferentes métodos foram escolhidos (entrevista,
inquérito, observação) para explorar distintos aspectos da
investigação e avaliar cada questão por múltiplos ângulos.
Como resultado das ações feitas pelos professores, comprova-se
que o sucesso não está na ferramenta (LD, LDD ou TD), e sim na
forma como elas são usadas. Professores e estudantes foram
beneficiados com as estratégias propostas, e os recursos
propiciaram um melhor envolvimento dos estudantes. Assim, esse
estudo dá indícios sólidos de que o LD e as TD podem ser
associados, potenciando o ensino ativo em Matemática. The textbook is the most popular learning tool in the Brazilian educational context. However, its preeminence is associated with methodologies focused on lecture and subsequent training. The effectiveness of the textbook and these methodologies is questioned compared to new digital technologies that allow access to information at hand anywhere and anytime. In this scenario, this study aims to evaluate possibilities for the association of textbooks with digital technologies as tools for active teaching in mathematics, using as context a network of private schools in Brazil, which aims to implement digital technologies associated with textbooks in digital format (digital textbook) in high school classrooms. Therefore, two investigative studies were conducted with teachers to understand: i) their expectations regarding the digital textbook in the classroom and ii) the way the textbook and the digital technologies are used in math classes. After that, a case study with the teachers was conducted aiming to propose and evaluate active teaching strategies using textbooks associated with digital technologies. In this process, different methods were chosen (interview, survey, observation) to examine different aspects of the investigation and evaluate each point from multiple angles. As a result of the actions implemented by the teachers, it has been proven that success is not a result of the tool itself (textbook, digital textbook or digital technologies) but of the way they are used. Teachers and students benefited from the strategies proposed, and the resources provided for better student involvement. Thus, this study gives solid evidence that textbooks and digital technologies can be associated, enhancing active teaching in mathematics. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/29706 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento Alexander_Dutra.pdf | 9.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.