Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTomaz, Ana Carlotapt_PT
dc.contributor.authorCardoso, Rita Santospt_PT
dc.date.accessioned2020-11-03T15:25:59Z-
dc.date.available2020-11-03T15:25:59Z-
dc.date.issued2019-10-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29699-
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. As sociedades atuais são cada vez mais marcadas pela diversidade fruto do crescente desenvolvimento tecnológico e do consequente fenómeno da globalização. Assim, os professores deparam-se com um público escolar cada vez mais heterogéneo e é indispensável que respondam positivamente a esta heterogeneidade. Para isso, é necessário que os professores conheçam os contextos educativos em que se movimentam, adaptando o currículo às necessidades específicas dos aprendentes e atribuindo-lhe um enfoque globalizador. Deste modo, as aprendizagens tornam-se mais significativas, possibilitando aos alunos que se tornem cidadãos ativos e capazes de responder à diversidade das sociedades contemporâneas. Assim, face a esta problemática implementámos um projeto de intervenção e de investigação, que durou 6 semanas, e no qual procuramos usufruir da diversidade linguística e cultural do contexto através da construção de um Kamishibai Plurilingue. Deste modo, é neste Relatório que apresentamos o projeto de intervenção e de investigação realizado de forma colaborativa e desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, e que visou, simultaneamente, (i) compreender quais as potencialidades da construção de um Kamishibai Plurilingue no desenvolvimento de um currículo de enfoque globalizador e (ii) refletir sobre o conhecimento profissional que construímos a partir das atividades desenvolvidas em torno do Kamishibai Plurilingue e sobre o nosso percurso de desenvolvimento pessoal e (pré)profissional. Para atingirmos estes objetivos realizámos um estudo de natureza qualitativa e exploratória com características de investigação-ação. Para a recolha dos dados da nossa investigação recorremos, na fase inicial do projeto, a um inquérito por questionário dirigido aos encarregados de educação, com o objetivo de conhecermos os contextos linguísticos das crianças. Durante a fase de implementação do projeto utilizámos, como técnicas e instrumentos de recolha dos dados, a observação participante (através das notas de campo) e a áudio e vídeo gravação de algumas das atividades, com o objetivo de monitorizar o desenvolvimento do projeto. No final, realizámos um inquérito por entrevista à Orientadora Cooperante e um inquérito por entrevista dirigido aos alunos, através de grupos focais. Estes dois últimos constituem o nosso corpus de análise, uma vez que a sua principal finalidade foi recolher dados que respondessem aos objetivos definidos. As restantes fontes de informação constituem-se como fontes complementares, cuja finalidade foi de contextualizar e monitorizar o projeto, mas que serão evocadas sempre que considerarmos oportuno. O nosso corpus documental foi sujeito à técnica de análise de conteúdo. Deste modo, definimos um conjunto de categorias tendo por base as potencialidades do desenvolvimento de projetos curriculares com enfoque globalizador assinaladas no enquadramento teórico. Após a análise dos dados recolhidos, concluímos que através do nosso projeto as crianças mobilizaram conhecimentos das diversas áreas curriculares, concluímos, também, que existiu uma forte componente colaborativa e que se estabeleceram relações com a família dos alunos, bem como pontes de contacto com o projeto da turma. Estes resultados permitem-nos concluir que o projeto que desenvolvemos em torno da construção de um Kamishibai Plurilingue poderá responder às portencialidades inerentes à implementação de um projeto curricular com enfoque globalizador, de que nos dá conta a literatura. Concluímos, ainda, que a implementação deste projeto nos permitiu crescer profissional e pessoalmente, proporcionando-nos uma compreensão mais aprofundada sobre a importância do conhecimento do currículo aliado ao conhecimento dos aprendentes e dos contextos educativos, possibilitando-nos adaptar as nossas práticas e agir de modo consciente e deliberado. Assim, estes resultados sugerem que o Kamishibai Plurilingue pode funcionar como uma ferramenta que permite olhar o currículo de modo integrado, atendendo à heterogeneidade do público escolar, ou seja, atribuindo-lhe um enfoque globalizador.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of the presented Internship Report is to obtain the Master’s degree in Teaching regarding the subjects of primary education of Portuguese and History, and Geography of Portugal in secondary education. Today’s societies are characterized with the significant growth of diversity, resulting of the increase of technological development and consequential globalization phenomenon. Thus, teachers are confronted with a school audience more heterogeneous and it is essential that they can have a positive response to this heterogeneity. In order to achieve that, teachers need to know the educational context in which they are working on, adapting the curriculum to the specific needs of the students and giving it a globalizing approach. That way, the learning experience is more significative, allowing students to become more active citizens and capable of responding to the diversity of the contemporary societies. To be able to face this problem, we implemented an intervention and investigation project, that took 6 weeks, and in which we seek to take advantage of the linguistic and cultural diversity of the context by building a multilingual Kamishibai. This way, is in this report we are presenting the intervention and investigation project performed in collaborative manner and developed in the training component of Supervised Pedagogical Practice, which is aiming to, simultaneously, (i) understanding the potentialities of building a Kamishibai Plurilingue in the development of a curriculum with a globalizer focus and (ii) thinking over about the professional knowledge that we build through the developed activities surrounding the Kamishibai Plurilingue and about our path towards personal and pre (professional) development. In order to achieve these objectives, we performed a study of quantitative and exploratory nature, with investigation-action characteristics. To collect the data from our research we used, in the initial phase of the project, a questionnaire survey directed to the parents in order to know the linguistic contexts of the children. During the project implementation phase we used, as data collection techniques and instruments, participant observation through field notes and audio and video recording of some of the activities in order to monitor project development. In the end, we conducted an interview survey for the Cooperating Advisor and an interview survey directed at students through focus groups. These last two constitute our corpus of analysis, since their main purpose was to collect data that met the defined objectives. The remaining sources of information constitute complementary sources, whose purpose was to contextualize and monitor the project, but will be evoked whenever we consider it appropriate. Our documentary corpus was subjected to the technique of content analysis. Thus, we define a set of categories based on the potentialities of the development of curricular projects with a globalizing approach highlighted in the theoretical framework. After analyzing the collected data, we concluded that through our project the children mobilized knowledge of the various curricular areas, we also concluded that there was a strong collaborative component and that they established relationships with the students' families, as well as bridges of contact with the class project. These results allow us to conclude that the project we developed around the construction of a Multilingual Kamishibai could respond to the potentialities inherent in the implementation of a globalizing curriculum project, as reported in the literature. We also concluded that the implementation of this project has allowed us to grow professionally and personally, providing us with a deeper understanding of the importance of knowledge of the curriculum combined with the knowledge of learners and educational contexts, enabling us to adapt our practices and act accordingly conscious and deliberate way. Thus, these results suggest that the Kamishibai Plurilingue can function as a tool that allows the curriculum to be viewed in an integrated manner, considering the heterogeneity of the school public, that is, giving it a globalizing approach.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectProjetos curricularespt_PT
dc.subjectEnfoque globalizadorpt_PT
dc.subjectKamishibai plurilinguept_PT
dc.subjectConhecimento profissionalpt_PT
dc.titlePotencialidades de um Kamishibai Plurilingue no desenvolvimento de um currículo com enfoque globalizador no 1º CEBpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Rita_Cardoso.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.