Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29696
Title: Tipologia de exercícios de expressão oral: análise de manuais de espanhol 11º ano (iniciação)
Author: Moutinho, Joana Isabel Simões
Advisor: Simões, Ana Raquel
Keywords: Expressão oral
Língua estrangeira
Espanhol
Manual escolar
Tipologia
Defense Date: 12-Dec-2019
Abstract: Apesar de os alunos necessitarem de exercitar a oralidade, tal não acontece recorrentemente em ambiente de sala de aula devido a diversos fatores. Nestes casos, tanto o professor como o aluno devem procurar encontrar soluções e estratégias favoráveis ao desenvolvimento da expressão oral. Estas estratégias passam por desenvolver temas que sejam do interesse dos alunos e que os motivem a falar. É imprescindível a comunicação constante entre professor e aluno e entre os próprios alunos, de modo a criar uma relação entre todos que facilite não só o ambiente, como também a compreensão mútua e a interajuda. A oralidade é abordada nos documentos reguladores cuja função é, tal como o nome indica, regular as orientações e as metas curriculares da aprendizagem especificando, muito claramente, cada parâmetro e objetivo que os alunos devem atingir dependendo do nível de aprendizagem. Os autores Cassany, Luna e Sanz (1994) fazem uma divisão dos exercícios de expressão oral em quatro tipologias diferentes que são bastante abrangentes. De modo a compreender essas tipologias e de que forma são benéficas para o desenvolvimento oral, foi realizada uma análise a exercícios de expressão oral de dois manuais escolares. Ao longo dos anos, também o manual escolar foi progredindo e hoje é um objeto de fácil acesso e focado no aluno, preparando-o para a aprendizagem de diversos conteúdos que são lecionados em cada disciplina curricular.
Although students need to improve their oral expression, this does not happen often in the classroom for many different reasons. In these cases, either the teacher and the student should look for solutions and strategies favorable to the development of oral expression. These strategies include developing topics that are interesting for students and motivate them to speak. Constant communication between teacher and student and between the students themselves is essential in order to create a relationship between all that facilitates not only the environment but also mutual understanding and help. The oral expression is addressed in the regulatory documents whose function is, as the name implies, to regulate learning curriculum guidelines and goals by specifying very clearly each parameter and goal that students should achieve depending on the level of learning. The authors Cassany, Luna, and Sanz (1994) split oral expression exercises into four different typologies. In order to understand these typologies and how they are beneficial for oral development, an analysis of oral expression exercises from two school manuals was performed. Over the years, the school manuals have also progressed and today they are an object of easy access and focused on the students, preparing them to learn various contents that are taught in each subject.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29696
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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