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http://hdl.handle.net/10773/29686
Title: | mCity: using smart city monitoring data to characterize and improve urban mobility |
Other Titles: | mCity: utilização de dados de monitorização de uma cidade inteligente para caraterizar e melhorar a mobilidade urbana |
Author: | Almeida, Ana Filipa Simão de |
Advisor: | Oliveira, Ilídio Castro Sargento, Susana |
Keywords: | Smart urban mobility, Traffic flow, Forecasting, Deep learning, Driving behavior |
Defense Date: | 30-Jul-2020 |
Abstract: | The sustainable growth of cities created the need for better informed decisions
based on information and communication technologies to sense the
city and quantify its pulse. An important part in this concept of \smart
cities" is the characterization of the traffic flows.
In this work, we aim at characterizing the urban mobility in two different
cities, Porto and Aveiro. The structure and contents of the corresponding
datasets is very different, enabling two case studies, with distinct use cases
related to traffic analysis and forecasting.
For the Porto use case, we had access to road-mounted traffic sensors and
the buses tracking data. The first source was studied and was looked for
patterns (e.g.: weekdays behavior). Historic traffic counters data was used
to forecast future flows, using both statistical and deep learning methods.
We found that it was not possible to find a clear relationship between (buses)
speed and traffic intensity, however, when the speed was high, there was low
intensity, and when there was high intensity, the velocity was low. There
are daily and weekly patterns in the traffic flow data that enable forecasting.
When the anomalies in traffic do happen, the methods for short-term
forecasting perform better than those for long-term forecasting.
In the Aveiro use case, the dataset includes bus traces, that were used to
characterize the driving behavior, based on speed and acceleration. These
data were mapped into the city to find problematic areas. Side-by-side visualizations
help with the comparison of the traffic behavior in selected time
periods. We observed that some roads often present the same problems,
independently of the day or time of the day. In other parts of the city, the
problems can be found more often in specifics periods.
The datasets for Aveiro and Porto were sampled with different frequency
(each second and each minute, respectively). We confirmed, with simulations,
that the analysis made for Aveiro was not possible with the granularity
of the Porto's data set (as some information would be lost).
The computational pipeline to run the supporting analyses is fully implemented,
as well the required integrations to programmatically obtain the
data from the existing data sinks. For the driving behavior analysis, a web
dashboard is deployed, enabling the relevant departments to study potential
problematic areas in the city of Aveiro. O crescimento sustentável das cidades criou a necessidade de decisões melhor informadas, baseadas em tecnologias de informação e comunicação para sentir a cidade e quantificar o seu pulso. Uma parte importante no conceito de “cidades inteligentes" é a caracterização dos luxos de tráfego. O objetivo deste trabalho ‘e caraterizar a mobilidade em duas cidades diferentes: Porto e Aveiro. A estrutura e conteúdo dos respetivos datasets é muito diferente, permitindo dois casos de estudo, com casos de uso distintos relacionados com a análise de tráfego e a previsão. Para o caso de uso do Porto, foi concedido acesso a sensores de tráfego instalados na estrada e dados de rastreamento de autocarros. Para a primeira fonte realizou-se um estudo e a pesquisa de padrões (por exemplo, o comportamento dos dias da semana). Dados históricos dos contadores de tráfego foram usados para prever fluxos futuros, usando métodos estatísticos e de aprendizagem profunda. Descobrimos que não era possível encontrar uma relação clara entre a velocidade (dos autocarros) e a intensidade do tráfego, no entanto, quando a velocidade era alta, havia baixa intensidade e, quando havia alta intensidade, a velocidade era baixa. Existem padrões diários e semanais nos dados do fluxo de tráfego que permitem a previsão. Quando as anomalias no tráfego ocorrem, os métodos para previsão de curto prazo têm um desempenho melhor do que aqueles para previsão de longo prazo. Para o caso de uso de Aveiro, o conjunto de dados inclui rastreamentos de autocarros, que foram utilizados para caraterizar o comportamento de condução, baseado na velocidade e aceleração. Esses dados foram mapeados na cidade para encontrar áreas problemáticas. As visualizações lado a lado ajudam na comparação do comportamento do tráfego em períodos selecionados. Foi observado que algumas estradas apresentam frequentemente os mesmos problemas, independentemente do dia ou da hora do dia. Em outras partes da cidade, os problemas podem ser encontrados com mais frequência em períodos específicos. Os conjuntos de dados de Aveiro e Porto tinham amostras com diferentes frequências (a cada segundo e a cada minuto, respetivamente). Confirmamos, com simulações, que a analise feita para Aveiro não era possível com a granularidade do conjunto de dados do Porto (dado que algumas informações seriam perdidas). A pipeline computacional para executar as análises de suporte foi totalmente implementada, bem como as integrações necessárias para obter programaticamente os dados das fontes de dados existentes. Foi desenvolvida uma pipeline de previsão de tráfego para o Porto. Para a análise do comportamento de condução, foi construída uma web dashboard, permitindo que os departamentos relevantes estudem possíveis áreas problemáticas na cidade de Aveiro. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/29686 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
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