Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Rui Marquespt_PT
dc.contributor.authorNunes, Márcia Daniela Carneiropt_PT
dc.date.accessioned2020-11-02T15:41:01Z-
dc.date.available2020-11-02T15:41:01Z-
dc.date.issued2019-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29681-
dc.description.abstractA sociedade do século XXI caracteriza-se pela sua diversidade cultural resultante da maior mobilidade de pessoas e informação e também dos vários problemas que a caracterizam, como guerras e crises. Assim sendo, pretende-se que haja uma relação harmoniosa, complementar e enriquecedora entre os povos de diferentes culturas, permitindo o enriquecimento dos cidadãos, quer a nível pessoal, social e profissional. Tal, só é possível se se educar cidadãos conscientes e críticos para que sejam capazes de ultrapassar as várias adversidades e problemas através da mobilização das capacidades de Pensamento Crítico (PC). Neste quadro, com este trabalho pretende-se contribuir para a educação de alunos desde os primeiros anos. Para tal foram desenvolvidas atividades focadas na promoção de capacidades de Pensamento Crítico a partir de questões culturais que promovam a multi e interculturalidade nos alunos. Pretende-se com isto dar resposta à questão problema desta investigação: Quais os contributos do desenvolvimento (conceção, produção e implementação e validação) de atividades sobre questões de multi e interculturalidade, na promoção de capacidades de Pensamento Crítico dos alunos? As atividades concebidas e produzidas foram implementadas numa turma do 1.º ano do Ciclo do Ensino Básico (CEB), constituída por 26 alunos. Esta investigação enquadra-se no paradigma sócio-crítico, de natureza qualitativa, inserindo-se num plano de Investigação-Ação, onde se procura no final do 1º ciclo privilegiar a reflexão sobre o processo e seus contributos. Os resultados obtidos a partir da análise das produções escritas indicam-nos que os alunos, de modo geral, mobilizaram capacidades de pensamento crítico inseridas nas atividades implementadas. Podendo ainda acrescentar que ao longo de toda a investigação os alunos aceitaram o cariz das atividades e tomaram uma posição globalmente positiva face ao tema e à aceitação da diferença, nomeadamente à interação com crianças de outras culturas. Este estudo assume-se como um modesto contributo para as práticas educativas do 1º CEB, no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades de Pensamento Crítico e a questões Multi e Interculturais.pt_PT
dc.description.abstractThe 21st century society is characterized by its cultural diversity, resultant from the higher mobility of people and information, as well as from the different problems that characterize it, such as wars and crises. In such way, it is intended that there shall be a harmonious, complementary and enriching relationship between the people from different cultures, allowing the enrichment of citizens, both personally, socially and professionally. This is only possible if people is educated as conscious and critical citizens, so that they may be able to overcome the various adversities and problems, namely by using Critical Thinking skills. In this context, this work intends to contribute to the education of students, starting from the first years. For this purpose, activities based on cultural issues and focused on the promotion of Critical Thinking’ capacities were developed that promote multi and interculturality in students. The goal is to reply to problem/question of this research "What are the contributions of the development (design, production and implementation and validation) of activities on issues of multi and interculturality in the promotion of students' critical thinking capabilities?" The activities conceived and produced were implemented in a group of the first year of basic school made up of 26 students. This research fits within the socio-critical paradigm, of a qualitative nature, inserting itself into a Research-Action plan, where it is sought to privilege the reflection on the process and its contributions, at the end of the 1st cycle. The results obtained indicate that the students, in general, mobilized critical thinking abilities inserted in the implemented activities. It is also possible to add that throughout the course of the research, the students accepted the nature of the activities and took a globally positive attitude towards the subject and the acceptance of the difference, namely to the interaction with children from other cultures. With this study we expect to give a modest contribution to the educational practices of the 1st CEB, regarding the development of the capacities of Critical Thinking and Multi and Intercultural issues.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectMulticulturalidadept_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.titleDesenvolvimento do pensamento crítico em crianças do 1º ano de escolaridade através de uma abordagem para a multi/interculturalidadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Márcia_ Nunes.pdf11.67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.