Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29679
Title: À procura de uma educação intercultural através da construção de um Kamishibai Plurilingue com alunos do 1º CEB
Author: Viana, Joana Rita Felgueiras
Advisor: Tomaz, Ana Carlota
Keywords: Diversidade
Educação intercultural
Kamishibai plurilingue
Conhecimento profissional
Defense Date: 7-Oct-2019
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio foi realizado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de português e história e geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Face ao fenómeno da globalização as sociedades tornaram-se cada vez mais plurais a diferentes níveis, seja a nível económico, social e religioso, seja a nível linguístico e cultural. Enquanto futuro profissional de educação importa-nos saber lidar com esta pluralidade de identidades, assim como, desenvolver nos nossos alunos a capacidade para lidar com a mesma, de modo a formarmos cidadãos responsáveis e respeitadores da diversidade existente no mundo – objetivos da Educação Global e Intercultural. Estes objetivos estão estipulados na Declaração de Incheon para a Educação 2030 (UNESCO, 2016), e constituem-se como um grande desafio para os professores que queiram educar no século XXI e para a construção do seu conhecimento profissional. Assim, face a esta problemática implementámos um projeto de intervenção e de investigação numa turma do 2.º ano do 1.º CEB, que durou 6 semanas, e no qual procurámos lidar com a diversidade linguística e cultural do contexto em torno da construção de um Kamishibai Plurilingue. Deste modo, é neste Relatório que apresentamos o projeto de intervenção e de investigação realizado de forma colaborativa e desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada e que visou, simultaneamente (i) compreender quais as potencialidades da construção de um Kamishibai Plurilingue na promoção de uma Educação Intercultural num contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e (ii) refletir sobre o conhecimento profissional construído a partir das atividades desenvolvidas em torno do Kamishibai Plurilingue e do ano letivo. Para atingirmos estes objetivos realizámos um estudo de natureza qualitativa e exploratória com características de investigação-ação. No processo de recolha de dados para nossa investigação recorremos, no início do projeto, a um inquérito por questionário aos Encarregados de Educação. No decurso do projeto optámos pela observação participante através das notas de campo e das áudio e vídeo gravação das atividades desenvolvidas e que se constituíram como fontes de informação complementar. No final do projeto, optámos pelo inquérito por entrevista realizado à orientadora cooperante e às crianças (grupos focais) como fontes de informação principal. As transcrições das entrevistas constituíram-se como o nosso corpus de análise. O nosso corpus documental foi sujeito à técnica de análise de conteúdo de modo a analisarmos e interpretarmos os dados recolhidos a fim de atingirmos o primeiro objetivo anteriormente referido. Definimos duas categorias de análise (Educação culturalmente responsiva a todos e Competências Interculturais) e as respetivas subcategorias, sendo que analisámos os dados de forma integrada (a perspetiva dos alunos confrontada com a perspetiva da Orientadora Cooperante). Os resultados da nossa investigação permitiram-nos concluir que a construção do Kamishibai Plurilingue e as atividades desenvolvidas em torno desta construção criaram ambientes propícios à promoção de uma Educação Intercultural, no sentido em que, permitiu a valorização das identidades culturais de todos os alunos bem como fomentou o desenvolvimento de competências interculturais nos mesmos. Para além disso, o desenvolvimento deste projeto de intervenção e de investigação contribuiu para a construção do nosso conhecimento profissional e para o nosso desenvolvimento pessoal e (pré)profissional.
This Final Internship Report was carried out to fulfill the necessary requirements to obtain the degree of master’s in teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. Because of the globalization, societies have become increasingly plural at different levels, economically, socially, religiously or linguistically and culturally. As a future teacher, we need to know how to deal with this plurality of identities, as well as to develop in our students the ability to deal with them in order to form responsible citizens who are respectful of the diversity in the world - goals of Global Education and Intercultural. These goals are set out in the 2030 Incheon Declaration for Education (UNESCO, 2016), and constitute a major challenge for teachers wishing to educate in the 21st century and for the construction of their professional knowledge. Thus, in view of this problem, we implemented an intervention and research project in a class of the 2nd year of the 1st Cycle of Basic education, during 6 weeks, in which we tried to deal with the linguistic and cultural diversity of the context around the construction of a multilingual Kamishibai. Thus, it is in this Report that we present the collaborative intervention and research project developed in the Supervised Pedagogical Practice training component and aimed at simultaneously (i) understanding the potentialities of building a Multilingual Kamishibai in the promotion of Intercultural Education in the context of the 1st Cycle of Basic Education and (ii) reflect on the professional knowledge built from the activities developed around the Plurilingual Kamishibai. To achieve these objectives, we conducted a qualitative and exploratory study with action research characteristics. In the process of collecting data for our investigation we used, at the beginning of the project, a questionnaire survey of the kids’ guardians. In the course of the project we opted for participant observation through the field notes and the audio and video recording of the activities developed and constituted as sources of complementary information. At the end of the project, we did an interview with the cooperating mentor and children (focus groups) as the main sources of information. The transcripts of the interviews were our corpus of analysis. Our main corpus was subjected to the technique of content analysis in order to analyze and interpret the data collected so we could answer or get clues for the first objective mentioned above. We defined two categories of analysis (Culturally Responsive Education for All and Intercultural Competences) and their subcategories, and we analyzed the data in an integrated manner (the students' perspective compared to the Cooperative Advisor's perspective). The results of our research allowed us to conclude that the construction of the Kamishibai Plurilingual and the activities developed around this construction created favorable environments for the promotion of an Intercultural Education, because it allowed the appreciation of the cultural identities of all students as well as fostered the development of intercultural competences in them. In addition, the development of this intervention and research project contributed to the construction of our professional knowledge and to our personal and (pre) professional development.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29679
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Joana_Viana.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.