Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2966
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dc.contributor.advisorVieira, Rui Marquespor
dc.contributor.advisorCosta, Nilza Maria Vilhena Nunes dapor
dc.contributor.authorPereira, Isabel Maria dos Santospor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:30:43Z-
dc.date.available2011-04-19T14:30:43Z-
dc.date.issued2007por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2966-
dc.descriptionMestrado em Gestão Curricularpor
dc.description.abstractO presente estudo teve como finalidade realizar uma análise de manuais escolares de Estudo do Meio do 4º ano e de Ciências da Natureza do 5º ano, respectivamente dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, a fim de se saber se estes providenciam actividades potenciadoras do desenvolvimento de capacidades de pensamento criativo. Enquadrou-se esta temática na importância da criatividade na Educação em Ciências no Ensino Básico e, em particular, nos manuais escolares. A metodologia qualitativa, do tipo descritivoexploratória, cujo locus concreto foram os referidos manuais escolares mais adoptados no ano lectivo de 2004/2005 no Concelho de Aveiro. O instrumento de recolha de dados foi a Lista de Verificação de Criatividade adaptada de Neves (1995). Concluiu-se, pelos dados coligidos e sua análise, que os referidos manuais não incluem, na globalidade, actividades promotoras da criatividade dos alunos e quando o fazem estas surgem de uma forma pontual e implícita. Tendo em conta os indicadores de criatividade a nível da detecção de problemas/falha de informação concluiu-se que apenas os manuais de Ciências da Natureza do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico contemplam alguns itens do referido indicador, tais como, delinear, identificar e contextualizar problemas. Quanto ao indicador da criatividade no que respeita formar ideias / hipóteses, todos os manuais apresentam algumas actividades que contêm itens deste indicador. No entanto, são os manuais de Ciências da Natureza do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico que sobressaem. Os resultados obtidos implicam que se continue a dar mais atenção na escrita de manuais escolares desta área, e respectiva selecção, para que se adoptem aqueles que incluam, também, actividades promotoras do desenvolvimento de capacidades criativas infundidas numa Educação em Ciências. ABSTRACT: The present study was done viewing the analysis of school books related to Social Studies of the 4th year and Natural Science of the 5th year, respectively the 1st and the 2nd stages of the Compulsory Educational System in order to provide activities that enable the development creative within thinking. This issue was analysed within the importance of creativity in Science Education in the Compulsory Educational System and mainly within school books. The qualitative methodology was an exploratory-descriptive instrument, whose specific locus was the above mentioned school books of the 4th and 5th years of the Compulsory Educational System, adopted during the schooling year of 2004/2005 in the Municipality of Aveiro. The gathering of data was based on the list of creativity Analysis adopted from Neves (1995). From the compiled data and through its analysis, it was possible to conclude that globally the analysed school books don’t promote creativity skills in students and when this occur, they appear in a sporadic and implicit way. Bearing in mind creativity markers related with problem detection/information failure, it seems that only the 5th year Natural Science school books in the 2nd stage of the Compulsory Educational System, contemplate some items of the referred marker, such as outline, identify and contextualize creativity markers related with building ideas/ hypothesis, all school books present some activities that are able to develop this skill. Despite this fact, the 5th year Natural Science School book in the 2nd stage of the Compulsory Educational System includes outstanding activities regarding this marker. The obtained results lead to the idea that more attention should given to the way school books are written regarding this level and respective selection, in order to adopt those ones that develop creative skills within Science contents.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000213564por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação científicapor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectRecursos educativospor
dc.subjectCriatividadepor
dc.titleA criatividade em manuais escolares de ciências do ensino básico : análise de manuais de estudo do meio (1º ciclo) e de ciências da natureza (2º ciclo)por
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DQ - Dissertações de mestrado

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