Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29656
Título: Sistema de correção do posicionamento de condutores em tempo-real
Autor: Vagos, Cristiano Marques
Orientador: Moreira, José Manuel Matos
Pedrosa, João Pedro Oliveira
Palavras-chave: Trajetórias GPS
Plataformas tecnológicas de mobilidade
Posicionamento de condutores
Análise de dados em tempo-real
Indexação espacial
Visualização de dados
Data de Defesa: 23-Jul-2020
Resumo: A utilização de plataformas tecnológicas de mobilidade é cada vez mais comum em contexto urbano, permitindo requisitar um meio de transporte em tempo-real através de uma aplicação móvel. Cada serviço é levado a cabo por um dos condutores nessas plataformas, sendo o tempo de realização um fator chave na satisfação do cliente. Neste contexto, o posicionamento dos condutores enquanto aguardam por um novo serviço é fundamental para a redução do tempo que demoram a chegar até ao cliente, o que irá aumentar a sua satisfação com o serviço. Com esta dissertação propõe-se a criação de um sistema capaz de corrigir o posicionamento dos condutores fornecendo ferramentas que farão com que estes se consigam posicionar em locais estratégicos. Para conseguir esse objetivo serão analisadas e utilizadas ferramentas de otimização de rotas, indexação espacial e análise de dados geoespaciais, que serão posteriormente transformados em novas formas de visualização desses dados, através de heatmaps. Este sistema foi desenvolvido e está em funcionamento na LUGGit, empresa que oferece um serviço de recolha e entrega de bagagens, com o objetivo de fazer com que os seus condutores (denominados de Keepers) se posicionem corretamente no seu contexto de utilização, o que fará com que sejam capaz de responder a novos pedidos de serviço num tempo inferior a 15 minutos.
The usage of technological mobility platforms is increasingly common in an urban context, allowing to request a transportation in real-time using a mobile app. Each service is provided by one of the platforms' drivers and the execution time is a crucial factor in customer satisfaction. In this context, the driver’s positioning while waiting for a new service request is crucial to reduce the time needed to reach the customer, which will increase their satisfaction. This dissertation proposes a system capable of correcting the drivers' position and providing tools that will allow them to wait in strategic locations. To reach that goal will analyze and use route optimization tools, spatial indexing, and geospatial data analysis, which will be later transformed into new visualization methods for showing them using heatmaps. This system was developed and is in use at LUGGit, a company that delivers a real-time luggage pickup and delivery service, to allow their drivers (denominated Keepers) to be positioned correctly in their usage context, which will enable them to be able to answer new service requests in less than 15 minutes.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29656
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Cristiano_Marques_Vagos.pdf6.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.