Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29651
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dc.contributor.advisorNeves, António José Ribeiropt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Samuel de Sousapt_PT
dc.contributor.authorBarros, Fábio Daniel Rodriguespt_PT
dc.date.accessioned2020-10-30T11:42:53Z-
dc.date.available2020-10-30T11:42:53Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29651-
dc.description.abstractA capacidade de comunicar bem em público é uma competência muito importante a nível profissional, académico e pessoal. A caracterização do que é um bom comunicador tem sido amplamente abordada em diferentes áreas, particularmente na Educação, no sentido de, por exemplo, contribuir para melhorar a prestação de professores. Neste contexto, a literatura sustenta que a competência em comunicar não se define apenas tendo em consideração a componente verbal dado que muitos dos aspetos não verbais fornecem informação redundante e/ou complementar e são, eles próprios, parte da mensagem. Cada um de nós consegue avaliar a qualidade da prestação de um orador e, em contexto formativo, por exemplo, esta é usualmente realizada por um especialista que aprecia a prestação com base num conjunto de critérios resultantes do conhecimento da área e da sua experiência pessoal. Ainda assim, pouco de sabe, de forma objetiva, sobre que aspetos - e com que importância - definem a qualidade da prestação. O avanço do conhecimento neste âmbito permitiria compreender mais sobre o fenómeno da comunicação e sustentaria trabalho no sentido de propor métodos automáticos de avaliação da qualidade da comunicação em público. Este trabalho, pretende ajudar a estudar, de forma mais sistemática e objetiva, as características definidoras de um bom comunicador, contribuindo com uma abordagem computacional para caracterizar, a partir de vídeos de oradores, os diferentes elementos envolvidos na comunicação, tais como os movimentos dos braços, a postura corporal, a expressão facial e a voz. Nesse sentido, começa-se por realizar uma contextualização do problema, seguindo-se um levantamento do estado de arte relativamente à caracterização da atividade presente em diferentes canais com um papel na comunicação. Com base nesse levantamento, são selecionados e aplicados métodos computacionais para extração dessas características. Tendo em consideração que o estudo da comunicação em público é relevante para uma comunidade científica alargada foi considerada essencial uma anotação dos dados extraídos com informação de eventos significativos (por exemplo, \elevou os braços", \sorriu", \silencio") que torna mais interpretáveis - atribuindo-lhe significado - os dados extraídos anteriormente. Finalmente, e no sentido de ilustrar, de forma simples, como o trabalho desenvolvido abre novas perspetivas - e lança novas questões - no estudo da comunicação em público, são apresentados alguns exemplos ilustrativos de métodos computacionais que podem suportar o estudo exploratório da informação agora tornada disponível.pt_PT
dc.description.abstractThe ability to communicate in public is a relevant competence at the professional, academic, and personal levels. The characterization of what is a good communicator has been addressed by several areas, particularly in Education, in the sense of, for example, contributing to improve the performance of teachers. In this context, the literature suggests that the ability to communicate is not only defined by the verbal component, but also by a set of non-verbal components, since many non-verbal aspects provide redundant and/or complementary information, sometimes being the message itself. Each one of us can evaluate the performance of a speaker. In a formative context, for example, this evaluation is usually accomplished by a specialist who evaluates a performance based on a set of criteria resulting from knowledge regarding the phenomenon and personal experience. Yet, objectively, little is knwow about what aspects - and how important they are - define the quality of a presentation. The advancement of knowledge in this context would enable a greater understanding about the communication phenomenon and could support the proposal of automatic forms of evaluation of the quality of communication in public. The goal of this project is to support the study of the defining characteristics of good communicator in a more systematic and objective form. This contribution will be performed with a computational approach to characterize the different elements that are involved in comunication, such as the movement of the arms, body posture, facial expressions and voice. To this end, it begins with the contextualization of the problem, followed by a survey of the state of the art relating to the characterization of the activity for different channels deemed relevant for communication. Based on this survey, computational methods are selected and applied to extract these characteristics. Considering that the study of public communication is relevant to an extended scientific community, an annotation of the extracted data with events of activities deemed relevant (eg, "raised arms", "smile", "silence") was performed, adding to the interpretability of the extracted data. In order to illustrate how the work carried out opens new perspectives - and raises new questions - in the study of public communication, some illustrative examples of computational methods that can support the exploratory study of the information now made available are presented.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação verbal e não verbalpt_PT
dc.subjectPosturapt_PT
dc.subjectExpressões Faciaispt_PT
dc.subjectVozpt_PT
dc.titleContributos para uma abordagem computacional ao estudo do desempenho de oradorespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Engenharia Informáticapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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