Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Filomena Rosinda de Oliveirapt_PT
dc.contributor.authorSoares, Andreia Filipa Rocha Martinspt_PT
dc.date.accessioned2020-10-29T11:38:35Z-
dc.date.available2020-10-29T11:38:35Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29631-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio apresenta um estudo a partir de um projeto pedagógico didático com características de investigação-ação, implementado numa escola básica da cidade de Aveiro com uma turma do ensino básico, do 3º ano de escolaridade. O estudo foca-se em duas áreas específicas (sensibilização à diversidade linguística e cultural e ensino de Português) e visa compreender as potencialidades de um recurso didático (Kamishibaï Plurilingue), particularmente, no ensino da produção escrita – textos com características narrativas e descritivas - pretendendo que seja um dispositivo didático motivador e, consequentemente, facilitador de aprendizagem em tantos campos quanto possível. O projeto supramencionado tem como principais finalidades: i) compreender as vantagens do uso de um Kamishibaï Plurilingue na sensibilização à diversidade linguística e cultural; ii) identificar os benefícios do uso de um Kamishibaï Plurilingue no ensino da produção escrita de textos narrativos e descritivos. Os resultados desta investigação mostram que, de um modo geral, na área da produção de textos os alunos se sentem perdidos aquando do início de uma produção escrita, mas que, após o trabalho realizado no quadro de uma sequência de ensino conseguem alcançar os objetivos pretendidos através da perceção dos erros cometidos numa versão inicial, sendo capazes de realizar um texto melhorado numa versão final. No âmbito da sensibilização à diversidade linguística e cultural, fica comprovado que a turma na qual o projeto foi realizado registou uma maior curiosidade face às línguas após contactar com a diversidade e perceber a pluralidade linguística que nos rodeia. Tal permitiu também desenvolver mais atitudes de respeito e de aceitação face ao Outro, valorizando a diversidade de repertórios linguísticos e de culturas que os rodeia, bem como reconhecer algumas línguas (as abordadas pelo projeto) e estar despertos para uma outra pluralidade linguística para comunicar globalmente.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report presents a study from a didactic pedagogical project with research-action characteristics, implemented in a basic school in the city of Aveiro, with a primary school class, in the 3rd year of schooling. The study focuses on two specific areas (sensitization to linguistic and cultural diversity and portuguese) and aims to understand the potential of a didatic resource (Kamishibaï plurilingue), particularly in the teaching of written production – descriptive texts – wanting it to be a motivating project and, consequently, a learning facilitator in as many fields as possible. The above-mentioned project has as main objectives: i) understand the advantages of using a Kamishibaï Plurilingue in rasing awareness of linguistic and cultural diversity; ii) identify the benefits of using a Kamishibaï Plurilingue in teaching the written production of descriptive texts. The results of the research show that, in general, in the area of the production of texts, students feel lost at the begining of a written production, but that after the work carried out in the framework of a teaching sequence, achive the desired objectives by perpetuation of mistakes made in na initial version, being able to perform good text in a final version. In the context of raising awareness of linguistic and cultural diversity, it is proven that the class in which the project was carried out noted greater curiosity about languages after contacting with the diversity and understanding the linguistic plurality that surround them. This also allowed them to develop more attitudes of respect and acceptance towards the Other, valuing the diversity of linguistic repertoires and cultures around them, as well as recognising some languages (those addressed by the project) and be awakened to another linguistic plurality to communicate globally.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSensibilização à diversidade linguística e culturalpt_PT
dc.subjectEducação plurilingue e interculturalpt_PT
dc.subjectKamishibaï plurilinguept_PT
dc.subjectCompetências de escritapt_PT
dc.subjectTexto descritivopt_PT
dc.titleA escrita de textos e a sensibilização à diversidade linguística e cultural no 1º CEB: potencialidades de um Kamishibaï Plurilinguept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Andreia_Soares.pdf12.74 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.