Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29627
Title: Educação para o desenvolvimento sustentável: uma abordagem experiencial em educação pré-escolar
Author: Farraia, Carla Gabriela Pereira
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Educação para o desenvolvimento sustentável
Abordagem experiencial
Bem-estar emocional
Implicação
Defense Date: 31-Jan-2020
Abstract: O presente relatório de estágio expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada (PES), constituída pelas unidades curriculares Seminário de Orientação Educacional (SOE) e Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. O estudo decorreu em contexto de Educação Pré-escolar (EPE) e após a observação inicial, desenvolvemos este estudo com a finalidade de promover aprendizagens de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) aliada à abordagem experiencial, num grupo de crianças entre os 4 e os 5 anos a frequentar um jardim-de-infância do Ministério da Educação Português. O objetivo foi promover nas crianças comportamentos e atitudes para o DS, bem como elevar os níveis das duas variáveis de qualidade na abordagem experiencial, o Bem-estar Emocional (BEE) e a Implicação. Atendendo às necessidades e desejos expressos pelas crianças, centramo-nos sempre nela e desenvolvemos atividades promotoras de uma EDS. Observámos e recolhemos dados sobre os níveis de BEE e de Implicação que cada criança apresentava durante as atividades. Na recolha dos dados gerados, recorremos à observação, ao inquérito por entrevista (informal) às crianças, a gravação de áudio, a notas de campo e a fotografias; deste modo, pudemos posteriormente analisar e discutir os resultados. Estes apontam uma melhoria desde a primeira atividade implementada. Foi possível verificar que as atividades promoveram elevados níveis de BEE e de Implicação, e que este fator favoreceu o desenvolvimento e aprendizagem das crianças relativamente à EDS e a todas as áreas de conteúdo.
This internship report expresses the work carried out under the Supervised Teaching Practice (PES) component, consisting of the Educational Guidance Seminar (SOE) and Supervised Pedagogical Practice (PPS) curricular units of the Master in Pre-School Education and Teaching 1st. Cycle of Basic Education at the University of Aveiro. The study took place in the context of Pre-school Education (EPE) and after the initial observation, we developed this study with the purpose of promoting learning for an Education for Sustainable Development (EDS) combined with the experiential approach, in a group of children between 4 and 5 years old, attending a kindergarten of the Portuguese Ministry of Education. The goal was to promote behaviors and attitudes towards SD in children, as well as to raise the levels of the two quality variables in the experiential approach: Emotional Well-Being (BEE) and Involvement. Given the needs and desires expressed by children, we always focused on them and developed activities that promote EDS. We observed and collected data on the BEE and Involvement levels that each child presented during the activities. In the collection of the generated data, we used observation, inquiry (interview to children), audio recording, field notes and photographs; in this way, we were then able to analyze and discuss the results. These point to an improvement since the first activity implemented. It was possible to verify that the activities promoted high levels of BEE and Involvement., and that this factor favored the development and learning of children in relation to ESD and to all content areas.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29627
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Carla_Farraia.pdf2.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.