Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29624
Title: Estratégias de promoção de competências de autorregulação: um estudo de caso no 1º CEB
Author: Costa, Ana Luísa Reis
Advisor: Figueiredo, Aida
Keywords: Autorregulação
Papel do educador/professor
Processo de ensino aprendizagem
Estudo de caso
Defense Date: 11-Dec-2019
Abstract: Este trabalho tem como objetivo identificar e compreender de que forma se pode promover competências de autorregulação na sala de aula do 1.ºCEB. Para a realização deste estudo selecionou-se quatro crianças de uma turma do 1.º ano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, de uma escola localizada no distrito de Aveiro, onde foi realizada a Prática Pedagógica Supervisionada durante o segundo semestre do ano letivo de 2018/2019. Para a recolha de dados foram designadas duas técnicas: a observação participante e a recolha de Notas de Campo, que posteriormente foram analisadas para o preenchimento das Checklist`s utilizadas. O presente estudo caracteriza-se por ser um estudo de cariz qualitativo com algumas características de investigação-ação. Os resultados obtidos permitiram compreender que a as estratégias onde a criança assume um papel ativo na sua aprendizagem, encontrando as suas estratégias e recursos para resolver os seus problemas, foram aquelas que revelaram ser mais facilitadoras do desenvolvimento de competências de autorregulação.
The objective of this work is to identify and understand how we can promote self-regulatory skills in the classroom. For this study, four students were selected from a 1st grade class of a school in Aveiro district, where the curricular unit of “Prática Pedagógica Supervisionada” has taken place during the second semester of 2018/2019. Two techniques were designated for data collection: participant observation and field notes. These notes were subsequently analyzed and used to fill observation checklists. The present study is characterized as being a study of qualitative nature with some action research features. The obtained results allowed us to understand that the strategies where the child can take an active role and adopt their strategies/ find resources to solve their problems are the ones that turned out to be more facilitating of development of self-regulation skills.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29624
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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