Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29617
Title: Projeto EduLabs: perceções, práticas e impacto do uso de tecnologias em contexto educativo
Author: Oliveira, Ana Margarida Fernandes de
Advisor: Pombo, Lúcia
Keywords: EduLabs
Inovação
Tecnologias digitais
Perceções
Práticas de ensino
Defense Date: 23-Oct-2019
Abstract: Os avanços científicos e tecnológicos que marcam o mundo em que os alunos crescem requerem que se definam políticas educativas que permitam usar o potencial das tecnologias digitais em benefício do ensino e da aprendizagem. As tecnologias digitais permitem o acesso ao conhecimento e à aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar, o que implica uma mudança no papel tradicional do professor, que passa a ser um facilitador da aprendizagem através da implementação de estratégias de ensino que colocam o aluno no centro do processo educativo. Partindo do pressuposto de que o uso de tecnologias digitais permite implementar novos modelos de ensino que contribuem para aumentar a qualidade da aprendizagem, preparando os alunos para os desafios da sociedade atual, o projeto EduLabs foi criado tendo por base três pressupostos: a disponibilização de tecnologias digitais a professores e alunos; a formação de professores para integração dessas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem; e a monitorização e acompanhamento dos professores ao longo do processo de apropriação e integração inovadora dos recursos disponibilizados. A investigação que se apresenta foi desenvolvida no Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, um dos agrupamentos onde foi implementado o projeto piloto EduLabs. Trata-se de estudo de caso, de natureza mista e assente no paradigma interpretativo, que procurou conhecer as perceções e as práticas dos docentes envolvidos sobre o uso das tecnologias digitais no processo educativo, avaliar o impacto do uso dessas tecnologias no ensino e na aprendizagem e delinear recomendações para a implementação de projetos educativos com integração das tecnologias digitais. Com estes propósitos, recolheram-se dados através de técnicas e instrumentos diversificados, nomeadamente, entrevista, questionários a professores e alunos, grelhas de registo de aulas, diário de bordo da investigadora e relatórios reflexivos dos docentes. Os resultados obtidos encontram-se sistematizados, neste documento, em sete publicações científicas da autoria da investigadora e da sua orientadora, que procuram, individualmente, dar resposta a cada um dos objetivos de investigação definidos. Os resultados apontam para perceções positivas dos docentes sobre o impacto do uso das tecnologias digitais, quer para o ensino, quer para a aprendizagem. Ao nível das práticas, destaca-se um uso frequente dos recursos tecnológicos disponibilizados, nas aulas e na sua preparação, no entanto, regista-se a implementação pouco frequente de estratégias de ensino inovadoras. As conclusões formuladas ao nível das perceções e práticas, e consequentemente ao nível do impacto no ensino e na aprendizagem, permitem definir um conjunto de recomendações para a implementação de projetos educativos de natureza tecnológica. A este nível destaca-se que é fundamental a existência de políticas educativas eficazes que promovam a integração inovadora das tecnologias digitais. Neste sentido, para além da disponibilização dos recursos tecnológicos adequados, é necessário garantir apoio técnico para a sua utilização. No entanto, a tecnologia não deve ser sobrevalorizada em relação à pedagogia, motivo pelo qual se torna fundamental investir no desenvolvimento profissional docente, que foque as duas vertentes. A formação deve promover a aquisição de conhecimentos tecnológicos dos professores, mas, acima de tudo, deve preparar os docentes para a utilização desses recursos, na prática, de forma inovadora, em benefício da aprendizagem dos seus alunos. O acompanhamento, a monitorização e a avaliação contínua do processo de integração de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem também se revestem de extrema importância, uma vez que permitem fazer ajustes e melhorias sempre que necessário.
Scientific and technological advances that are most remarkable in the world where students grow every day demand the definition of educational policies that make it possible to use the potential of digital technologies for the benefit of teaching and learning. Digital technologies allow access to knowledge and learning anytime, anywhere, which implies a shift in the traditional role of teachers, who become enablers of learning through the implementation of teaching strategies that place the student in the center of the educational process. Based on the assumption that the use of digital technologies allows the implementation of new teaching models which contribute to increase the quality of learning, preparing students for the challenges of today's society, the EduLabs project was created based on three assumptions: the availability of technologies to teachers and students; teachers’ training to integrate these technologies into the teaching and learning process; and teachers’ monitoring and follow-up throughout the process of appropriation and innovative integration of the available resources. This research was developed in the School Group of Gafanha da Nazaré, one of the groups where the EduLabs pilot project was implemented. It is a case study of mixed nature, based on the interpretative paradigm that sought to understand the perceptions and practices of the teachers involved in the use of digital technologies in the educational process, to evaluate the impact of the use of these technologies on teaching and learning, and to outline recommendations for the implementation of educational projects integrating digital technologies. For these purposes, data were collected through a variety of techniques and instruments, namely interview, questionnaires to teachers and students, class registration grids, the researcher’s journal and reflective reports from teachers. The results obtained are systematized in this document in seven scientific publications by the researcher and her advisor, who individually seek to respond to each of the defined research objectives. The results highlight positive perceptions of teachers on the impact of the use of digital technologies, both for teaching and learning. At the level of practices, a frequent use is made of the available technological resources, both in classes and in their preparation; however, the unusual implementation of innovative teaching strategies is noticed. The conclusions drawn at the level of perceptions and practices, and consequently at the level of the impact on teaching and learning, allow to define a set of recommendations for the implementation of technological educational projects. At this level, it is important to set effective educational policies that promote the innovative integration of digital technologies. In this sense, in addition to the availability of adequate technological resources, it is necessary to guarantee technical support for their use. However, technology should not be over-valued in relation to pedagogy, which is why it is fundamental to invest in professional teacher development, focusing on both sides. Training should promote the acquisition of technological knowledge of teachers but, above all, should prepare teachers for the use of these resources in practice, in an innovative way, for the benefit of their students' learning. Follow-up, monitoring and continuous assessment of the process of integrating digital technologies into teaching and learning are also extremely important as they allow for adjustments and improvements whenever necessary.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29617
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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