Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29612
Title: Praticar o papel de professores: desenvolvendo autonomia nos alunos de viola de arco
Author: Carneiro, Fabrice Barbosa
Advisor: Foletto, Clarissa
Keywords: Praticar o papel de professor
Desenvolvimento da autonomia
Prática individual
Estratégias de ensino e aprendizagem
Viola de d’arco
Defense Date: 14-Feb-2020
Abstract: Este presente relatório, apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. A prática independente e autónoma, é um fator muito importante na aprendizagem instrumental e que poderá influenciar diretamente o desenvolvimento escolar do aluno no seu percurso académico. Para isso, os professores de instrumento devem investigar, compreender e utilizar novos métodos de estudo, utilizando estratégias de ensino de forma a estimular o processo de aprendizagem para que os alunos possam cada vez mais serem mais autónomos. Com este projeto, pretende-se estimular a prática do instrumento individual dos alunos de Viola de Arco, tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências de autonomia, utilizando o conceito learning by teaching (aprender ensinando). A estratégia aplicada para este projeto de investigação será o método PPP praticar o papel de professor, utilizando elementos e métodos de estudo.
This report presents the activities developed throughout the Supervised Teaching Practice discipline, inserted in the master’s in music teaching. Independent and autonomous practice is a very important factor in instrumental learning, and it can directly influence the student`s school development in his academic path. For this, instrument teachers must investigate, understand and use new study methods using teaching strategies in order to stimulate the learning process so that students can increasingly be more autonomous. With this project it is intended to stimulate the practice of the individual instrument of the students of Viola de Arco, aiming to contribute to the development of autonomy skills, using the concept learning by teaching. The strategy applied for this research project will be the PRT method practicing the role of the teacher, using elements and methods of study.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29612
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Fabrice_Carneiro.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.