Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/29612
Title: | Praticar o papel de professores: desenvolvendo autonomia nos alunos de viola de arco |
Author: | Carneiro, Fabrice Barbosa |
Advisor: | Foletto, Clarissa |
Keywords: | Praticar o papel de professor Desenvolvimento da autonomia Prática individual Estratégias de ensino e aprendizagem Viola de d’arco |
Defense Date: | 14-Feb-2020 |
Abstract: | Este presente relatório, apresenta as atividades desenvolvidas ao
longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida
no Mestrado em Ensino de Música. A prática independente e
autónoma, é um fator muito importante na aprendizagem
instrumental e que poderá influenciar diretamente o
desenvolvimento escolar do aluno no seu percurso académico.
Para isso, os professores de instrumento devem investigar,
compreender e utilizar novos métodos de estudo, utilizando
estratégias de ensino de forma a estimular o processo de
aprendizagem para que os alunos possam cada vez mais serem
mais autónomos. Com este projeto, pretende-se estimular a prática
do instrumento individual dos alunos de Viola de Arco, tendo como
objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências de
autonomia, utilizando o conceito learning by teaching (aprender
ensinando). A estratégia aplicada para este projeto de investigação
será o método PPP praticar o papel de professor, utilizando
elementos e métodos de estudo. This report presents the activities developed throughout the Supervised Teaching Practice discipline, inserted in the master’s in music teaching. Independent and autonomous practice is a very important factor in instrumental learning, and it can directly influence the student`s school development in his academic path. For this, instrument teachers must investigate, understand and use new study methods using teaching strategies in order to stimulate the learning process so that students can increasingly be more autonomous. With this project it is intended to stimulate the practice of the individual instrument of the students of Viola de Arco, aiming to contribute to the development of autonomy skills, using the concept learning by teaching. The strategy applied for this research project will be the PRT method practicing the role of the teacher, using elements and methods of study. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/29612 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento Fabrice_Carneiro.pdf | 2.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.