Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29544
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Beatriz Alves de Sousapt_PT
dc.contributor.advisorDias, Paulo Miguel de Jesuspt_PT
dc.contributor.authorFerreira, Fábio Xavier Leitept_PT
dc.date.accessioned2020-10-21T23:41:59Z-
dc.date.available2020-10-21T23:41:59Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29544-
dc.description.abstractO projeto FICA - Ferramentas de Identificação e Combate ao Abandono - criado pela Universidade de Aveiro com o objetivo de contribuir para a diminuição e prevenção do abandono e a melhoria do sucesso académico dos estudantes, gera uma grande quantidade de dados que podem fornecer informação relevante para diferentes utilizadores da Universidade, no entanto atualmente estes dados são-lhes fornecidos num formato difícil de analisar. Esta dissertação teve como objetivos fazer um estudo destes dados, dos seus utilizadores e contextos de utilização e propor uma solução que permita a sua exploração visual e interativa ajudando os utilizadores a obter as respostas necessárias para monitorizar o percurso dos estudantes e identificar indicadores de risco e fatores de insucesso que possam levar a situações mais críticas, como o abandono do ensino superior. Nesta dissertação, apresentam-se trabalhos e ferramentas de visualização relevantes e detalham-se as etapas da proposta de uma solução de exploração visual de dados do FICA adotandose a metodologia do participatory design, desde a elicitação de requisitos, neste contexto realizada através de entrevistas do tipo focus group com futuros utilizadores, design de uma solução, protótipo desenvolvido em Power BI e avaliação da solução. Finalmente, apresentam-se conclusões e propostas de trabalho futuro.pt_PT
dc.description.abstractThe FICA project - Tools for Identifying and Combating Abandonment - created by the University of Aveiro with the aim of contributing to the reduction and prevention of abandonment and improving the academic success of students, generates a large amount of data that can provide relevant information for different University stakeholders, however these data are currently provided in a format difficult to analyze.This dissertation had as objectives to make a study of this data, of its users and contexts of use and to propose a solution that allows the visual and interactive exploration of this data and helps to analyze and obtain answers that the users may need to monitor the path of the students and identify risk indicators and failure factors that can lead to more critical situations, such as dropping out of higher education.In this dissertation, relevant works and visualization tools are presented and the stages of the proposal for a visual data exploration solution for data exploration adopting the methodology of participatory desing, from the elicitation of requirements, in this context carried out through focus group interviews with target users, design of a solution, prototype developed in Power BI and evaluation of the solution. Finally, conclusions are presented as well as avenues for future work.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectVisualização de informaçãopt_PT
dc.subjectAbandono do ensino superiorpt_PT
dc.subjectPower bipt_PT
dc.subjectFocus grouppt_PT
dc.subjectParticipatory designpt_PT
dc.titleFICAvis: visualização de dados para combate ao abandono escolar na Universidade de Aveiropt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Engenharia Informáticapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Fábio Xavier Leite Ferreira.pdf5.28 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.