Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSimões, Ana Raquelpt_PT
dc.contributor.authorLeal, Deanna Nichole Ferreirapt_PT
dc.date.accessioned2020-10-21T14:24:43Z-
dc.date.available2020-10-21T14:24:43Z-
dc.date.issued2019-07-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29530-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio encontra-se relacionado com o uso da canção para a aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira. Tem como objetivos verificar se este recurso influencia a aprendizagem de novas palavras e compreender algumas das suas potencialidades, assim como algumas das suas limitações. De modo a dar resposta aos objetivos definidos, foi desenvolvido um projeto de intervenção didática numa turma do 4.º ano do 1.º CEB, no contexto da disciplina de inglês. Esse projeto foi dividido em cinco sessões que tiveram por base a audição de várias canções que, por sua vez, continham o vocabulário que se pretendia explorar. Adotando a metodologia de estudo quasi-experimental, foram aleatoriamente selecionados oito alunos desta turma para realizar um pré-teste, anterior às sessões, e um pós-teste, posterior às sessões. Além disso, foi utilizado um grupo de controlo de uma turma distinta, que também realizou estes dois testes, para comparar até que ponto a canção tem um efeito significativo na aprendizagem de vocabulário. Através do grupo de controlo, da análise e interpretação do pré e pós-teste, de fichas de trabalho e de um inquérito por questionário, concluiu-se que a canção influencia a aprendizagem de vocabulário e que poderá ser bastante útil para o aperfeiçoamento da pronúncia. Também foi possível chegar à conclusão de que o acompanhamento dos respetivos vídeos e/ou imagens, aquando da audição de canções, é um aspeto fundamental para a motivação e a aprendizagem dos alunos, podendo tornar este recurso mais eficaz. Além disso, concluiu-se que a maioria dos erros cometidos pelos alunos tem uma dimensão do cross-linguistic influence e que é essencial exercitar o vocabulário para que este seja mais facilmente memorizado. Parece ainda ter ficado claro que os alunos gostam da presença da canção em contexto de sala de aula, mas que existem outros recursos que preferem.pt_PT
dc.description.abstractThe present report is related to the use of songs for learning foreign language vocabulary. Its purposes are to verify if this resource influences the learning of new words and to understand some of its potentialities, as well as some of its limitations. In order to meet the set purposes, a didactical intervention project was developed in a 4th grade English class of primary education. This project was divided into five sessions that were based on the hearing of several songs which contained the vocabulary that was intended to explore. Following a quasi-experimental methodology, eight students from this class were randomly selected to perform a pre-test, prior to the sessions, and a post-test, after the sessions. In addition, a control group from a different class was used, which also performed these two tests, to compare to which extent songs have a significant effect in vocabulary learning. Through the control group, the analysis and interpretation of the pre and post-test, the worksheets and a questionnaire survey, it was concluded that songs influence vocabulary learning and may be a very useful resource for improving pronunciation. It was also possible to conclude that the support of the respective videos and/or imagens, while listening to songs, is a fundamental aspect for students’ motivation and learning, making this resource possibly more effective. In addition, it was concluded that most of the mistakes made by students have a cross-linguistic influence dimension and that it is essential to exercise vocabulary so that it is more easily memorized. It also seems to have become clear that students like the presence of songs in a classroom context, but that there are other resources that they prefer.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_PT
dc.subjectAprendizagem de vocabuláriopt_PT
dc.subjectCançãopt_PT
dc.titleO uso da canção na aprendizagem de vocabulário em aulas de inglês no 1º CEBpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Deanna_Leal.pdf2.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.