Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29526
Título: Ensino de vocabulário e picturebooks em aula de ingês no 1º C.E.B.
Autor: Franco, Joana Rodrigues
Orientador: Simões, Ana Raquel
Palavras-chave: Vocabulário
Picturebook
Elementos peritextuais
Grupo de controlo
Teste de compreensão vocabular
Teste de nomeação vocabular
Data de Defesa: 18-Jul-2019
Resumo: Hoje em dia, cada vez mais, os professores, no geral, deparam-se com um público cada vez mais exigente no que respeita a dinâmicas de sala de aula e torna-se imperativo criar novas estratégias no combate à falta de interesse e motivação por parte dos alunos. Nesse sentido, tendo em conta a faixa etária dos alunos para o qual este Mestrado profissionalizante nos habilita a lecionar, há que recorrer a diferentes recursos didáticos e estratégias que facilitem o processo ensino-aprendizagem e a consequente aquisição dos demais conteúdos curriculares pelos alunos. Assim, uma vez que a utilização de livros ilustrados para a exploração das mais diversas temáticas ainda não é tão frequente quanto seria desejado, propõe-se, com este trabalho, relatar um projeto de intervenção que teve como base para o ensino de vocabulário a utilização de um picturebook enquanto principal recurso didáctico. Tendo como questão investigativa “de que forma o uso de picturebooks promove a aquisição vocabular em aula de Inglês no 1.º C.E.B.?”, a professora estagiária definiu os seguintes objetivos de investigação: “averiguar a viabilidade e sucesso da utilização do picturebook enquanto recurso didático” e “verificar o papel do picturebook na aquisição vocabular em aula de Inglês no 1.º C.E.B.”. O contexto educativo onde decorreu a Prática do Ensino de Inglês (PEI) e a implementação do projeto de intervenção didáctica supramencionado foi uma escola do Agrupamento de Ílhavo, sendo o público-alvo uma turma do 3.º ano de escolaridade. A metodologia utilizada para o estudo foi o estudo de caso e os principais instrumentos de recolha de dados foram testes de compreensão e nomeação vocabular, aplicados na turma onde decorreu a implementação do projeto, bem como a um grupo de controlo, por forma a poder estabelecer uma comparação de resultados entre os dois grupos. Ambos os grupos realizaram os testes referidos com incidência nos mesmos conteúdos vocabulares. No entanto, para proceder ao estudo desses mesmos conteúdos com a turma de intervenção, a professora estagiária recorreu somente à exploração de um picturebook, enquanto o grupo de controlo, não utilizando nenhum picturebook, teve acesso aos mesmos conteúdos somente através do manual da disciplina de Inglês. Após análise dos resultados de ambos os grupos, existe uma grande discrepância entre o aproveitamento dos grupos das diferentes turmas. A turma onde decorreu a intervenção obteve resultados muito superiores aos do grupo de controlo, em ambos os testes, confirmando assim o sucesso dos objetivos de investigação inicialmente propostos pela professora estagiária.
Nowadays, more and more, teachers, in general, are faced with an increasingly demanding audience regarding classroom dynamics and it becomes imperative to create new strategies in the fight against lack of interest and motivation by the students. In this sense, taking into account the age group of students for which this Master's degree qualifies us to teach, we have to resort to different didactic resources and strategies that facilitate the teaching-learning process and the consequent acquisition of other curricular contents by the students. Therefore, since the use of illustrated books for the exploration of the most diverse themes is still not as frequent as would be desired, it is proposed, with this work, to report an intervention project that had as a base for vocabulary teaching the use of a picturebook as the main teaching resource. Having as an investigative question "how does the use of picturebooks promote the acquisition of English vocabulary in primary teaching?", the trainee teacher defined the following research objectives: “to investigate the feasibility and success of using the picturebook as a didactic resource” and “check the role of picturebook in vocabulary acquisition in English class in primary teaching”. The educational context in which the English Teaching Practice (PEI) and the implementation of the aforementioned didactic intervention project took place was a school of the Ílhavo Group, with the target audience being a group of the 3rd year of schooling. The methodology used for the study was the case study and the main instruments of data collection were tests of vocabulary comprehension and naming, applied in the group where the project was implemented, as well as in a control group, in order to establish a comparison of results between the two groups. Both groups performed the referred tests with incidence on the same vocabulary contents. However, in order to study these same contents with the intervention group, the trainee teacher used only the exploration of a picturebook, while the control group, not using any picturebook, had access to the same contents only through the English subject manual. After analyzing the results of both groups, there is a great discrepancy between the groups' achievements. The group where the intervention took place obtained much better results than the control group, in both tests, thus confirming the success of the research objectives initially proposed by the trainee teacher.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29526
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento Joana_Franco.pdf15.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.